AMOR CRESCENTE

Apresentação
O presente projeto visa promover uma atenção odontológica integral à saúde das gestantes, seus futuros bebês e demais crianças de 0 a 4 anos por meio de ações de promoção, prevenção e recuperação de agravos à saúde bucal. Pretende-se assistir à população em questão no que se remete a orientações quanto aos cuidados com a saúde bucal, partilha com as trocas de experiências, escuta qualificada das gestantes e crianças e a oferta de procedimentos clínicos e restauradores na Faculdade de Odontologia na UNIFAL-MG. A participação efetiva de discentes do curso de Odontologia da UNIFAL-MG da Graduação e da Pós-Graduação contribuirá para uma formação profissional para os participantes, tornando-os mais sensíveis e preparados para o atendimento especial que esse público necessita. Dessa forma, a realização deste projeto pretende abordar uma demanda reprimida que há na atenção à saúde das gestantes e de crianças menores de 4 anos da cidade de Alfenas-MG e das demais localidades que abrangem a região.

Objetivos
• Para as gestantes, levar informações sobre a importância do Pré-natal odontológico e da necessidade do seu acompanhamento odontológico, antes e após o nascimento do bebê, realizando tratamento odontológico especializado, quando necessário. • Para as crianças de 0 a 4 anos, levar informações para a família quanto a importância da promoção da saúde bucal e prevenção de agravos à saúde, uma vez que a cárie dentária ainda é a doença bucal crônica não transmissível que mais afeta toda a população. • Para os alunos, futuros profissionais, levar conhecimento de um atendimento simplificado, através da realização de programas de prevenção e promoção da saúde, ou até mesmo o fornecimento de tratamentos curativos. Na gestante, capacitá-lo para um atendimento integral e seguro. • Capacitar os alunos a fazerem o pré-natal odontológico de gestantes bem como o atendimento de crianças de 0 a 4 anos de idade. • Realizar a promoção da saúde bucal para as crianças, com cuidados de educação em saúde para mãe e bebê, desde a idade pré-dental. • Realizar abordagem de temas de extrema importância para mães e filhos, de forma a trazer melhorias à saúde bucal de toda a família. Dentre os assuntos enfocados estarão: meios de prevenção, higiene bucal, uso do flúor, desenvolvimento da dentição decídua, primeira visita odontológica do bebê, hábitos bucais deletérios (mamadeira e afins) e traumatismo dental. • Coletar dados durante o período gestacional e primeira infância pertinentes à prevenção e tratamento das doenças e alterações bucais como cárie, doença periodontal, defeitos de desenvolvimento de esmalte, maloclusões e traumas dentários. • Realizar consultas preventivas periódicas, para manutenção da saúde bucal das crianças de 0-4 anos e realização de procedimento restaurador e reabilitador, quando necessário. • Abordar várias questões com as gestantes e mães por meio de questionários como: o conhecimento da mãe acerca do processo saúde/doença bucal, as formas de prevenção, hábitos e práticas de auto-cuidado, erupção dentária, doenças bucais comuns na primeira infância, conscientização sobre a relação entre cuidado com a saúde bucal e consequências no parto prematuro, além da busca e periodicidade do tratamento odontológico. • Resgatar a confiança das gestantes para o acompanhamento odontológico, de forma a fazer com que ele se torne contínuo, sem se preocupar de que o mesmo possa resultar sequelas para a criança, e com isso, minimizar o principal desafio dos profissionais quanto ao atendimento a esse tipo de paciente. • Objetiva-se que o acadêmico, futuro profissional de Odontologia, os pós-graduandos, que já estão inseridos no mercado de trabalho, tenham domínio da prática e conhecimento suficiente para o atendimento da gestante e de crianças que requerem cuidados especiais. • Levar ao acadêmico e ao pós-graduando, a abordagem de mínima intervenção no atendimento a esse público.

Justificativa
A ausência do cuidado odontológico de mulheres no período gestacional e crianças na primeira infância, devido a dúvidas e medos ainda presentes nos profissionais e nessa comunidade, prejudica a inserção desses pacientes no atendimento integral. Dessa forma, a implantação de programas para esclarecimento da população sobre saúde bucal durante a gestação pode fornecer subsídios para que os profissionais tenham um adequado conhecimento e confiança na condução da assistência odontológica a gestantes e as crianças após o nascimento, tanto do setor público quanto privado. Assim sendo, justifica-se a inserção deste Projeto durante a formação acadêmica de alunos, tanto nível Graduação quanto Pós-Graduação em Odontologia, uma vez que eles poderão deter tal conhecimento durante sua formação acadêmica e então, promover melhorias na assistência de gestantes e crianças em relação a saúde bucal e saúde geral. A implantação de boas práticas de saúde bucal ainda na gestação tenderá a se estender aos futuros bebês. O despertar da consciência materna quanto aos hábitos alimentares e de prevenção de doenças bucais adequados aos bebês pode minimizar o aparecimento de patologias bucais na criança, melhorando dessa forma, o acompanhamento odontológico preventivo infantil. Portanto, a execução deste Projeto também justifica-se a fim de implantar uma estratégia de ensino-aprendizagem contínuo na área de saúde, principalmente em Odontologia, no intuito de fornecer cuidado odontológico adequado a gestantes e as futuras crianças. Justifica-se, ademais, o baixo acesso da população a esse tipo de atendimento, visto que no sistema público do município de Alfenas-MG o acesso das gestantes, bebês e crianças encontra-se escasso e limitado, não obstante a existência de duas Universidades e doze Unidades de Saúde da Família. Assim, esses pacientes necessitam recorrer ao sistema privado de assistência odontológica, o que se torna prejudicial a essa parte da população, devido ao alto custo para a realização dos atendimentos cumulado com o seu baixo poder aquisitivo. Dessa forma, os objetivos do presente projeto vão de encontro aos princípios de sustentabilidade e se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Ou seja, este projeto está de acordo com o Objetivo 3 que seria assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Como este objetivo visa a cobertura universal de saúde que envolve principalmente a cobertura da atenção primária à saúde, justifica-se também a realização deste projeto.

Beneficiário
Gestantes e seus futuros bebês e demais crianças de 0 a 4 anos de idade que são atendidos no município de Alfenas e demais cidades que englobam a Gerência Regional de Saúde que estão alocados em Alfenas-MG.