INFÂNCIA, ALFABETIZAÇÃO E PÓS ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS: REORGANIZAÇÃO APÓS A PANDEMIA

Apresentação
Trata-se de uma proposta de intervenção nas escolas Municipais de Alfenas/MG que estão com estudantes com déficit de alfabetização, em especial pelo longo período em que estiveram ausentes da escola, em virtude da pandemia Covid-19. A atividade de extensão será conduzida pela profa Vanessa Girotto, líder do grupo de pesquisa Educateliê/UNIFAL em parceria com bolsistas e voluntários que cursaram sua disciplina de alfabetização. O trabalho será centrado no esforço por trazer uma alfabetização na perspectiva discursiva e dialógica cuja centralidade é ensinar as palavras a partir da leitura de autores clássicos universais. O trabalho de alfabetização nesta perspectiva faz parte dos estudos teóricos e de pesquisa da coordenadora do projeto e está embasado na concepção de alfabetização proposta por Paulo Freire. Tal concepção também é amparada por autores renomados do campo da alfabetização, entre eles João Wanderley Geraldi; Maria do Rosário Mortatti e Ana Luisa Smolka.

Objetivos
Objetivos Específicos: 1- Identificar os saberes relativos ao processo de alfabetização de crianças; 2- Promover o ensino das habilidades de oralidade, leitura e escrita; 3- Contribuir para o processo de leitura fluente, autônoma e crítica por meio dos clássicos universais; 4- Auxiliar na consolidação do processo inicial de alfabetização de crianças; 5- Auxiliar na consolidação do processo final de alfabetização de crianças; 6- - Realizar ações de extensão junto com as crianças da educação infantil e suas profas, a partir das orientações do projeto

Justificativa
A Tertúlia Literária Dialógica surge na segunda metade dos anos 90, inspirada em iniciativas educativas literárias da própria população e passa a ser desenvolvida em diferentes tipos de entidades como: escolas de pessoas adultas, associações de mães e pais, grupo de mulheres, entidades culturais e educativas. A atividade chega ao Brasil através de vivências na Verneda de Sant-Martí por pessoas do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar), no ano de 2002 e no ano seguinte, em São Carlos, é iniciada na UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade), com a participação de homens e mulheres de diferentes idades, grupos sociais e grau de escolaridade. Posteriormente, no ano de 2007, a atividade de Tertúlia Literária Dialógica começa a acontecer em diferentes espaços de formação educacional, em escolas municipais do ensino fundamental com crianças, professoras e familiares envolvidos (GIROTTO, 2011) e torna-se a centralidade dos estudos e pesquisa da coordenodora deste projeto de extensão. A tertúlia dialógica é uma atividade que se diferencia das demais práticas de leitura não apenas pelo seu caráter dialógico, mas também pela sua organização e funcionamento. Enquanto a Leitura Dialógica é um conceito que está baseado na proposta de alfabetização de Paulo Freire, a Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade baseada na leitura dialógica. Na atividade de Tertúlia Literária Dialógica lemos os clássicos Universais por entender que eles possibilitam ao leitor ampliar a linguagem oral e escrita, bem como permite diferentes formas de compreendê-los, independentemente do contexto em que é lido. Outro argumento para a leitura da obra clássica é tais obras despertam nos leitores os sentimentos inerentes ao ser humano como o amor, o ódio, a raiva, a fome, a tristeza, a honestidade, entre outros e ao despertá-los surge a possibilidade de falar sobre eles. Esses temas são considerados universais pois fazem parte das relações da sociedade em qualquer contexto e em qualquer época. (GIROTTO, REIS, 2018). Girotto e Reis (2020) afirmam que a atividade de Tertúlia Literária Dialógica pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de leitores e escritores críticos não apenas em âmbito escolar, mas também em diferentes contextos. Segundo as autoras, quatro elementos estão intrínsecos ao trabalho pedagógico com os clássicos universais: 1- Diversidade de gêneros textuais: durante a Tertúlia Literária Dialógica podem ser lidos clássicos de diferentes gêneros textuais: fábulas, romances, poemas, contos, dentre outros. 2- Aprendizagem e desenvolvimento da leitura: as pessoas que participam da Tertúlia Literária Dialógica devem fazer a leitura prévia do texto e, no decorrer da atividade, fazem a leitura de um trecho que pretendem destacar. Esse processo de leitura contribui para que o sujeito desenvolva as habilidades referentes à aprendizagem da leitura, como por exemplo, no caso das crianças em processo inicial de alfabetização, ela facilita o reconhecimento sobre o alinhamento da escrita, a utilização da pontuação e de outros elementos utilizados para dar sentido ao texto, além, de desenvolverem a leitura autônoma, dentre outras habilidades. 3- Desenvolvimento da oralidade: esta é uma das habilidades essenciais para a formação de um sujeito leitor. O processo de ler e comentar sobre o que foi lido ou falado envolve, antes de tudo, respeito aos demais participantes, interação com ideias e opiniões diferentes, possibilita o contato com variedades linguísticas e o desenvolvimento de habilidades de argumentação, dentre outras. 4- Desenvolvimento do sistema de escrita: o contato com uma linguagem formal (própria dos clássicos universais), bem como a busca pela compreensão de palavras ou expressões pouco conhecidas pelos estudantes, permite à professora mediadora utilizar desses momentos para contribuir com o ensino da língua escrita, além de fazer anotações e, posteriormente trabalhar com as palavras geradoras que surgirem durante a atividade. Afirmamos, ainda, que a experiência realizada nas tertúlias nos permitem ampliar o processo de aprendizagem pela possibilidade da leitura se apresentar de forma contextualizada, supondo uma compreensão compartilhada e ainda promovendo a reflexão crítica, facilitando maior aquisição desta competência. A leitura torna-se, também, mais motivadora e tem sentido para as pessoas que estão em interação no marco de um diálogo que se propõe igualitário (AGUILAR, et al., 2010). Com base nesses argumentos justificamos que a leitura dialógica promovida pela prática da tertúlia pode ser realizada em sala de aula com crianças em processo de alfabetização por contribuir com a ampliação das habilidades específicas dessa etapa escolar.

Beneficiário
Estudantes da educação básica do município de Alfenas