EDUCAMBIENTAL NA ESCOLA - FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Apresentação
O campo da Educação Ambiental agrega questões socioambientais dos diferentes segmentos da população, no que diz respeito ao seu papel e sua relação com o ambiente. Este tema é atualmente presente e necessário à transformação social dos cidadãos no que diz respeito ao entendimento das relações que envolvem a sociedade e o meio ambiente. O Projeto EducAmbiental na Escola – Formação e Prática Docente, por meio de suas atividades, buscará promover subsídios ao público escolar, especialmente ao público docente, para a construção e condução de ações escolares que envolvem a educação ambiental junto a comunidade, em uma perspectiva crítica e transformadora.

Objetivos
• Compreender o contexto das questões socioambientais da escola participante; • Apresentar os principais referenciais teóricos da Educação Ambiental e seus conceitos, e compreender a legislação federal, estadual e municipal relacionadas a esse campo; • Reconhecer as atividades já realizadas e em desenvolvimento sobre temáticas ambientais no espaço escolar participante, bem como identificar lacunas e demandas a serem atendidas; • Promover ações e práticas de Educação Ambiental que contemplem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental e fomentem a reflexão sobre as interações sociedade-natureza; • Definir indicadores para validação periódica e progressiva das atividades realizadas no decorrer do projeto.

Justificativa
Vivemos um momento social em que as questões socioambientais estão muito presentes e torna-se essencial que sejam discutidas. Sabemos que tais questões não dependem apenas da área educacional para serem resolvidas. Trata-se da necessária discussão coletiva, que envolve outros setores da sociedade. Para que haja a construção de uma sociedade denominada sustentável, torna-se necessário ampla discussão com todos os setores, a fim de encontrar caminhos e ações para essa construção. Nesse contexto, a educação ambiental é um importante campo de conhecimento já constituído, que pode promover a sensibilização dos participantes para discutir questões socioambientais e favorecer o planejamento de ações rumo a ações mais sustentáveis. A universidade exerce um importante papel nessa formação ambiental não somente dos futuros professores, mas também dos professores em exercício, e pode, por meio das atividades planejadas, oferecer condições para que os educadores atuem de modo crítico com seus alunos, em concordância com algumas reflexões apresentadas por Guimarães e Tomazello (2003). Por meio do projeto, busca-se ampliar o olhar e o conhecimento para a real situação em que o meio ambiente se encontra. Desta forma, o projeto EducAmbiental na Escola é relevante para a formação e conscientização dos indivíduos e da comunidade, sobre seu papel fundamental na relação com o meio ambiente. Buscamos contribuir para a construção da percepção do ser humano como parte do meio ambiente, pois haverá divulgação de informações e incentivo à construção de valores sociais e éticos no público envolvido. O projeto também auxiliará no contato dos graduandos participantes com o ensino básico, proporcionando uma atuação direta junto aos alunos e professores da rede básica de ensino da escola envolvida, favorecendo uma familiarização dos acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura da instituição e futuros profissionais, com seu possível âmbito de trabalho.

Beneficiário
De modo direto, os professores em exercício da escola participante do projeto, bem como toda a equipe (licenciandos bolsistas e demais voluntários, colaboradores, coordenação da equipe). Como continuidade, a comunidade na qual a escola está inserida.