CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: UTILIZANDO A METODOLOGIA RE-ORG- ICCROM EM PEQUENOS MUSEUS

Apresentação
O curso visa oferecer um panorama sobre a Conservação Preventiva segundo a metodologia RE-ORG – ICROM, tratando dos seguintes temas: Introdução: Conceitos de Preservação, Conservação Preventiva, Curativa e Restauração; A Conservação Preventiva e sua importância. Cap. 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA O PLANEJAMENTO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA; Cap. 2. AÇÕES DE CONSERVAÇÃO; e Cap. 3. METODOLOGIA RE-ORG. 3.1. Preparação; 3.2. Relatório de situação; 3.3. Plano de ação. 3.4. Implementação.

Objetivos
Capacitar o participante em conhecimentos básicos para atuação em museus; Reafirmar a relação da Universidade com a comunidade externa; Propiciar aos profissionais de Museologia e Patrimônio da região do Sul de Minas um treinamento de questões relevantes dessa disciplina.

Justificativa
A implantação desta atividade, na forma proposta, atende às seguintes missões do MMP-UNIFAL-MG: apoiar museus e centros culturais da Região do Sul de Minas Gerais que visam à preservação e divulgação de suas Memórias e Patrimônios; e promover e realizar cursos, conferências, seminários e outros eventos de caráter museológico, educativo e de interesse direto ou correlato ao órgão. Ainda, a atividade aqui apresentada se enquadra no Programa Nacional de Formação e Capacitação de Recursos Humanos, pertencente à Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, que tem como objetivos ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em Museologia, desenvolver cursos técnicos, cursos de extensão e oficinas nas diversas áreas de atuação dos museus; e apoiar a realização e/ou realizar encontros, seminários, congressos e outros fóruns de discussão para divulgação e produção de conhecimentos. Os resultados do Programa Nacional são estimulantes e indicam que, no Brasil, a demanda por formação especializada no campo de museus é crescente e, ao mesmo tempo, sublinham a importância da criação de cursos de graduação e pós-graduação em Museologia e, ao lado de cursos técnicos, recebam e orientem a vocação de jovens brasileiros para o trabalho com os museus, a Memória Social e o Patrimônio Cultural. Esse debruçar sobre o Patrimônio Cultural nos impulsiona como gestores e protetores da memória local e nacional. O trabalho de Conservação Preventiva envolve muitos aspectos, como análise e gerenciamento de risco, do edifício à coleção, levando em conta tanto os agressores naturais quanto o inventário e o acesso. A escolha da metodologia RE-ORG considerou sua finalidade para ser usada principalmente em pequenos museus e suas reservas técnicas com uma equipe de duas a cinco pessoas, situação em que se encontra o Museu Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, e também porque a abordagem é holística. O RE-ORG trata da reorganização das coleções tanto sob o aspecto físico como intelectual, além de tratar de questões climáticas e atender a coleções pequenas. O RE-ORG disponibiliza Planilhas de trabalho que poderão ser utilizadas para avaliar todo o acervo desde o seu estado de conservação até a documentação e acesso. Antes que certas melhorias possam ser implementadas (por exemplo, atualizações de documentação, reformas no prédio, revisões de políticas e procedimentos), é necessário aprimorar o acesso ao acervo por meio de uma reorganização física, o que é fundamental na Reserva Técnica do Museu já que, apesar desta encontrar-se em instalações regulares, existe a demanda dos usuários pela consulta de itens do acervo. Após garantir que os objetos museológicos estejam localizáveis e possam ser retirados de forma segura, outras melhorias podem ser feitas.

Beneficiário
Profissionais e/ou interessados em museus, incluindo discentes de graduação e pós-graduação.