PROSA EM RODA VARGINHA

Apresentação
A iniciativa do projeto “PROSA EM RODA VARGINHA” é uma estratégia de cuidado, num espaço de partilha em grupo, voltado para construção de redes sociais solidárias de promoção da vida e da saúde mental, criado para superar as fragilidades dos indivíduos no campo das emoções e somar fortalezas com intercâmbio de sabedoria em grupo, num espaço em que todos podem expressar seus sentimentos, desconfortos e percepções positivas durante a atividade. A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é a base para atuação e gerenciamento do projeto "PROSA EM RODA VARGINHA", que preconiza o cuidado da saúde comunitária em espaços públicos. A confluência do projeto “PROSA EM RODA VARGINHA” tem por objetivo desenvolver estratégias interventivas implementadas no espaço universitário e no ambiente escolar da rede pública do município de Varginha – MG (anuência e apoio da Escola Estadual Pedro de Alcântara), a partir da participação dos estudantes e toda a comunidade envolvida.

Objetivos
Partindo das considerações da Terapia Comunitária com prática efetiva do projeto “PROSA EM RODA VARGINHA”, as ações passam por experiência de minimizar os sintomas de ansiedade, estresse, em especial da comunidade escolar da rede pública e universitária, traçados os seguintes objetivos: 1) Atuar com o projeto em uma escola do município de Varginha - MG; 2) Identificar e conhecer os principais temas apresentados pelos estudantes e as suas estratégias utilizadas no enfrentamento das dificuldades, relatadas nas rodas de terapias comunitárias; 3) Revelar os depoimentos significativos dos estudantes, considerando a vivência no projeto, através de relatórios, questionários, trabalhos científicos. Despertar o interesse dos alunos universitários e dos alunos da escola onde o projeto será aplicado, trabalhando sentimentos como empatia, solidariedade e amor próprio; Estimular a descoberta de grupos de pertencimento levando o indivíduo a perceber que não está só; Evidenciar que a UNIFAL, além de primar pelo aprimoramento acadêmico, também ampara seus discentes em seus conflitos pessoais; Promover o exercício de cidadania de todos os atores envolvidos no projeto; Contribuir para a atividade de extensão da UNIFAL-MG ressaltando sua função social; Apresentar a UNIFAL/MG para a comunidade varginhense.

Justificativa
A vulnerabilidade dos estudantes universitários ao desenvolvimento de sintomas de estresse, ansiedade, dentre outros e a busca pelo bem estar foi um dos aspectos que levou a UNIFAL campus Varginha a comprometer-se com uma iniciativa inovadora de promover a saúde mental entre os universitários. Ao longo do ano de 2018, a universidade disponibilizou capacitação aos professores da UNIFAL campus Varginha Luciene Resende Gonçalves e Leandro Ferreira que iniciaram atividades como terapeutas comunitários do projeto “PROSA EM RODA”. A formação estabeleceu um espaço de equipe completo, com apoio de dois profissionais disponíveis para intervenções e atendimento direto ao campus de Varginha e escola da rede pública do município, sendo fundamental que os professores capacitados em terapia comunitária aprendessem as técnicas para cuidar dos aspectos emocionais antes de cuidar dos estudantes, professores, técnicos, pais, e toda comunidade interna e externa de escolas e universidade, além de equipe de apoio (outros profissionais da saúde). A Prosa em Roda é um momento em um espaço de acolhida e solidariedade onde os envolvidos podem falar de suas questões pessoais mais profundas, questões essas que muitas vezes atrapalham as atividades do seu dia a dia. É uma oportunidade de auto escuta, acolhimento e onde a própria comunidade fomenta a cura do próximo pela troca de experiências. Os temas relatados nesse momento de terapia comunitária indicam o quanto os participantes estão ansiosos quanto ao futuro, angustiados em relação às questões do passado e descuidados do presente. Atividades como a Prosa em Roda Varginha conduzem à reflexão da única certeza que todos tem: a existência no momento presente, por isso se faz necessária.

Beneficiário
Alunos matriculados no ensino fundamental e médio da escola pública apoiadora do projeto do município de Varginha, discentes universitários matriculados nos cursos do Campus de Varginha, além de professores, diretores e coordenadores pedagógicos da escola pública e universidade, pais alunos.