CUIDANDO DA GENTE: ATIVIDADES LÚDICAS NA MINIMIZAÇÃO DAS TENSÕES NO AMBIENTE HOSPITALAR E O ENSINO DO AUTOCUIDADO

Apresentação
Ação extensionista com proposta de atividades lúdicas com vistas a minimizar as tensões e ansiedades desenvolvida por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Odontologia e Medicina, o que contribui com vários enfoques de domínio do conhecimento para os trabalhos extensionistas. Na Pandemia, as equipes de doutores palhaços desenvolveram atividades lúdicas e de valorização da vida por meio de vídeos produzidos e disponibilizados no Instagram do Projeto. As reuniões são quinzenais on line com dinâmicas para desenvolver as relações interpessoais, criatividade, improvisação e empatia. Em articulação com a pesquisa são desenvolvidos Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica. Para o período de 09/05/2022 a 30/12/2022, propõe-se abrir para atividades híbridas, de acordo com a situação epidemiológica do município, seguindo os protocolos exigidos e encaminhamento do Termo de ciência e responsabilidade para atividades presenciais.

Objetivos
*Desenvolver no profissional em formação a importância do atendimento holístico para além do conhecimento técnico e científico; * Inserir o aluno no cenário profissional abrindo as portas da universidade para o serviço de saúde; * Desenvolver atividades como coparticipantes do processo de humanização em diferentes cenários.

Justificativa
No século XXI evidenciou-se a supremacia da tecnologia e da competência científica do que a valorização e o contato com as pessoas, como ser único e plural, face as suas diferenças psicobiologias, psicossociais, psicoemocionais, psico-espirituais, culturais, econômicas, raciais. O cenário de pandemia tem desencadeado uma série de desagradáveis sensações, emoções, sentimentos e pensamentos, tornando as pessoas fragilizadas, impotentes frente a perda do domínio da situação, da percepção da própria fragilidade ao enfrentamento dessa situação. Nesse foco da atenção, fica claro a necessidade de entendimento pelo profissional de saúde em formação da dimensão das relações humanas, tão antiga quanto a própria humanidade, em que gente cuida de gente, tem que ser fortalecida para o cuidar e ser cuidado. Para tanto as atividades lúdicas propostas pelo projeto ajudam na minimização das tensões e ansiedades vivenciadas nestes tempos difíceis e sombrios. Reforça-se que instrumentalizados nas atividades lúdicas, no incentivo e orientações para o autocuidado, apresentam-se como bases científicas das atividades desenvolvidas por este Projeto Extensionista a filosofia de trabalho dos Doutores da Alegria e a Teoria do Autocuidado de Dorothéa Orem. Mantêm-se as atividades por meio das Plataformas digitais e mídias sociais- Google meet, Skype, e por meio de vídeos disponibilizados na página do Projeto no Instagram, face a incerteza do cenário pandêmico brasileiro e no mundo. Para o período de 09/05/2022 a 30/12/2022, propõe-se abrir para atividades híbridas, de acordo com a situação epidemiológica do município e possíveis oportunidades de participação presencial, na comunidade interna e externa, seguindo os protocolos exigidos e encaminhamento do Termo de ciência e responsabilidade para atividades presenciais na Pandemia para Pró-reitoria de Extensão.

Beneficiário
O público alvo são pacientes que foram atendidos, seus familiares, cuidadores que acompanham as redes sociais do projeto, assim como, a comunidade acadêmica interna e externa e a comunidade social.