FITOCONSCIÊNCIA: O RESGATE DO TRADICIONAL E A APLICABILIDADE RACIONAL

Apresentação
O programa “FITOconsCIÊNCIA: o resgate do tradicional e a aplicabilidade racional” apresenta projetos articulados, que integram saberes e práticas ligados às ciências da saúde e ciências da natureza. A base do programa é resgatar o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos e, consequentemente, promover o emprego sustentável da biodiversidade local. O objetivo do programa é ampliar o acesso a saúde, bem-estar e cuidado com o meio ambiente, impactando positivamente na qualidade de vida de diferentes públicos. O programa contará com profissionais, servidores, estudantes e docentes de diferentes formações, visando associar práticas populares e tradicionais do uso de plantas medicinais com a ciência; compartilhar técnicas de cultivo e coleta dessas plantas, baseadas na sustentabilidade; desenvolver estratégias de comunicação, formação técnico-científica e troca de saberes e experiências com a comunidade.

Objetivos
A partir da temática principal, serão utilizadas abordagens diferenciadas com o intuito de: proporcionar o conhecimento da fitoterapia aos acadêmicos, servidores, profissionais de saúde e comunidade; utilizar a fitoterapia como prática integrativa e complementar à assistência à saúde; e estabelecer a cadeia produtiva das plantas medicinais, seguindo os preceitos da sustentabilidade e saúde ambiental. Os projetos propostos nesse programa se conectam em uma dimensão conceitual, teórica e técnica, aplicada às Ciências da Saúde e Ciências da Natureza, com a proposta de atividades a serem realizadas em sinergia. As ações propostas nos projetos apresentam a mesma linha discursiva, relacionando aspectos de saúde pública e educação ambiental, a qual será vinculada ao Programa de Extensão “Semeando Ideias”. Os projetos propostos são: i) “Horto medicinal no campus: interface entre o ensino em fitoterapia e o saber popular.”, com o intuito de promover a utilização de plantas medicinais como recurso terapêutico, considerando a importância do acesso seguro e do uso racional; ii)”Plantas medicinais: folhas que curam”, demonstrar na prática e na interação extra-sala de aula a importância e os benefícios da incorporação das plantas medicinais no dia a dia e na complementação terapêutica. Além de propiciar aos acadêmicos integrantes do projeto uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Justificativa
O mercado terapêutico atual anseia por estratégias alternativas que sejam menos agressivas que os medicamentos sintéticos tais como a fitoterapia. Essa prática tem ganhado respaldo com o avanço das pesquisas científicas. As plantas medicinais são constituídas por fitocomplexos caracterizados por grupos de substâncias ativas semelhantes, mas com diferentes interações biológicas. A exploração dessa ferramenta pode trazer benefícios para a saúde humana, propiciar bem-estar, despertar o conhecimento sobre a biodiversidade existe na comunidade local e buscar a melhor estratégia para usufruí-la de modo sustentável e consciente. O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o intuito de incentivar e implantar a fitoterapia no Sistema Único de Saúde, e assim, aumentar o acesso a medidas terapêuticas alternativas e complementares. Alfenas não dispõe de programas efetivos no campo da fitoterapia, o que abre caminho para o desenvolvimento de atividades educativas e de atualização, para a inserção do uso de plantas medicinais na terapêutica dos pacientes e até mesmo na produção dessas ervas com a implantação de hortos comunitários de acesso livre a população. O desenvolvimento de estratégias extensionistas que visem resgatar os saberes populares da fitoterapia e associá-los aos conhecimentos científicos interdisciplinares podem contribuir para a formação de profissionais da saúde, acadêmicos e comunidade. O propósito do programa é desenvolver projetos na UNIFAL-MG que atendam essa carência da área, promovam qualidade de vida e ressaltem a importância de usufruir e conservar o meio ambiente.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas-MG, acadêmicos do curso de nutrição, farmácia e demais cursos, servidores da UNIFAL-MG e profissionais de saúde.