NÚCLEO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SAÚDE INTERDISCIPLINAR – NAESI

Apresentação
O NAESI tem como proposta dar continuidade às ações realizadas no ano de 2021 pelo edital de Programas fluxo contínuo. Trata-se de um programa multidisciplinar que constitui um espaço para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem alimentação, nutrição e saúde escolar, as políticas públicas relacionadas às áreas de saúde e de educação, o papel do profissional de saúde, os referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações inovadoras e a produção do conhecimento científico. As temáticas alimentação, nutrição e saúde escolar convergem aos interesses dos seis projetos de extensão vinculados a este programa que visa à autonomia em relação ao tema “cuidados para saúde”, no qual serão conduzidas ações para as crianças, professores, funcionários e familiares, além de um curso e evento. Para a comunidade universitária, o NAESI é uma oportunidade para a consolidação de saberes baseados na vivência, possibilitando maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos
Avaliar o estado nutricional de estudantes, educadores e funcionários das escolas parceiras da ação; realizar atividades educativas com os alunos das escolas, visando promover saúde e nutrição, e prevenção ao tabagismo; realizar oficinas educativas com as famílias e com os professores das escolas, visando trocar saberes de maneira a incentivar os participantes a refletirem sobre seus hábitos alimentares, sobre os hábitos alimentares das crianças e jovens e, em especial, sobre seu papel na promoção da alimentação saudável no âmbito escolar; realizar atividades de formação profissional junto a universitários e a profissionais locais; contribuir para o aperfeiçoamento de docentes e discentes vinculados ao programa; proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico e tecnológico; desenvolver estudos em nível de graduação e pós-graduação.

Justificativa
Há evidências que a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância e o estilo de vida interferem na saúde do indivíduo, sendo primordial para a promoção de uma melhor qualidade de vida na adolescência e vida adulta. Ainda, atua na modulação do risco para o surgimento de doenças nos estágios de vida posteriores. As mudanças no padrão alimentar da população como, por exemplo, o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a redução no consumo de frutas, legumes e verduras, combinados com uma vida sedentária, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento contínuo da prevalência de sobrepeso/obesidade e outras complicações clínicas em crianças e adolescentes, destacando-se um pior prognóstico cardiometabólico quando associados ao tabagismo. Diante disso, a saúde envolve tanto a teoria quanto a prática interdisciplinar, pois a inserção da Nutrição e outras áreas da saúde, enquanto ciência e profissão, no setor de educação, certamente contribuirá com a melhoria do estado de saúde da população, em consonância com alguns dos objetivos da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, como ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável), ODS 3 (saúde e bem estar) e ODS 4 (educação de qualidade). Sabendo-se que a alimentação na escola é um tema abordado mundialmente em função dos problemas desencadeados por uma má alimentação, hoje existe uma preocupação no desenvolvimento e bem-estar dos escolares, onde é de extrema importância a atuação de uma equipe multidisciplinar. Ademais, faz-se importante a inclusão de hábitos modificáveis como a prevenção ao tabagismo. Assim, a conscientização sobre alimentação saudável, escolhas alimentares, valorização da saúde e das ações coletivas pode favorecer uma rede de que desencadeia em melhoria do hábito alimentar, e pode transcender para busca mais ampla de segurança alimentar e nutricional para todas as gerações, com alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para todos com um direito respeitado, conforme preconizado pela ONU.

Beneficiário
A ação beneficiará a comunidade escolar do município de Alfenas (MG), em seus vários grupos etários e/ou de profissionais e/ou de funcionários, sociedade de forma geral, comunidade interna da UNIFAL e as crianças, pais e funcionários da ONG “Serviço de Atenção e Recuperação do Adulto e da Infância".