DE OLHO NO RÓTULO": CONHECENDO O QUE SE COME

Apresentação
O projeto "De olho no rótulo: conhecendo o que se come" tem sido desenvolvido desde 2013 com o propósito de promover educação para a saúde e contribuir para que as pessoas participantes possam fazer escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e sustentáveis, considerando que em sua maioria, os indivíduos são carentes de entendimento na leitura dos rótulos e, com isso, apresentam baixa frequência de leitura dessa ferramenta de comunicação entre indústria de alimentos e consumidores. A proposta de familiarizar a comunidade com as informações apresentadas na rotulagem de alimentos, é para que todos possam ter conhecimento para escolha de produtos industrializados mais saudáveis e também compreender importância para saúde e para sociedade de produtos in natura e minimamente processados. Em 2022, serão desenvolvidas atividades educativas presenciais e remotas com diversos atores da comunidade escolar do município de Alfenas (MG).

Objetivos
- Compreender os rótulos dos alimentos; - Conhecer os termos e os componentes nutricionais presentes nos alimentos; - Conhecer as mudanças propostas pela ANVISA para a nova rotulagem de alimentos; - Contribuir para adoção de atitudes positivas em relação à escolha dos alimentos industrializados, baseando-se em seus rótulos; -Incentivar hábitos alimentares mais sustentáveis, valorizando alimentos in natura e de produção local, como da agricultura familiar; - Motivar o público-alvo a transformar seus hábitos alimentares, bem como a sociedade em que estão inseridos; - Colaborar para a construção de uma visão crítica a respeito da rotulagem dos alimentos; - Investigar o conhecimento dos participantes em relação à temática central do projeto; contribuir para formação técnica e cidadã dos alunos colaboradores do projeto.

Justificativa
Atualmente, a presença de alimentos industrializados é frequente na maioria dos lares brasileiros, em parte devido à maior expansão das indústrias e à mudança dos hábitos alimentares. Há estudos que relacionam o consumo desses produtos com algumas doenças, principalmente obesidade, hipertensão e diabetes (KRAEMER; MACHADO; ADAMI, 2020; BORTOLINI et al., 2019; MACIEL et al., 2018; BESERRA, 2020; LIBANIO et al., 2019). Associado a isso, vários trabalhos demonstram que as informações de rotulagem nos alimentos ainda não são bem compreendidas pelos consumidores, o que favorece muitas vezes que as escolhas sejam baseadas em publicidade, praticidade, atratividade das embalagens e informações equivocadas, que culminam no consumo de alimentos pouco saudáveis (MARTINS, 2014; SOUSA et al. 2020). Dessa forma, ações e estratégias de educação alimentar e nutricional elucidativas e de conscientização poderão auxiliar na escolha de alimentos mais saudáveis pelo público envolvido. Além disso, a valorização de uma alimentação com mais produtos in natura e minimamente processados, produzidos pela agricultura familiar contribui para alimentação mais saudável, para melhoria da economia local, para menor impacto no meio ambiente, resultado em ambiente de maior segurança alimentar e nutricional e mais sustentável. Esta pauta está inserida entre os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda de 2030 da ONU (BRASIL, 2015). Para os alunos de Nutrição, a ação de extensão possibilita a conciliação entre o aprendizado profissional e a formação cidadã.

Beneficiário
A ação beneficiará a comunidade escolar do município de Alfenas (MG), em seus vários grupos etários e/ou profissionais e/ou funcionários.