PROJETO PLURAL: MULHER, DIVERSIDADE E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Apresentação
O projeto Plural: mulher, diversidade e objetivos do desenvolvimento sustentável é uma ação de extensão que visa promover encontros virtuais periódicos para discutir temas relacionados ao empoderamento feminino, respeito e valorização da mulher e da comunidade LGBT+, além de relacionar esses aspectos com os objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda 2030 da ONU.

Objetivos
- Busca por textos, artigos, livros, documentários e afins que abordem as questões do feminismo e gênero. - Promover o estudo prévio de tais materiais a fim de criar um esboço para condução dos debates. - Promover debates periódicos sobre feminismo e questões de gênero e sexualidade, pautado no material levantado e na contribuição de cada participante, buscando relacionar tais questões aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Justificativa
A agenda 2030 da ONU estabelece 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. Dentre eles, o quinto objetivo é intitulado “igualdade de gênero”, além do décimo sexto objetivo que prega a “paz, justiça e instituições fortes”. Tais objetivos relacionam-se com a percepção de que desenvolvimento sustentável engloba meio ambiente, economia e sociedade. Portanto, para o real estabelecimento da sustentabilidade, é preciso garantir igualdade entre as pessoas, independente do gênero e da sexualidade. Ainda no ano de 2021 vemos muitos casos e relatos de agressões físicas, verbais e emocionais às mulheres e à comunidade LGBT+, além de questões relacionadas às diferenças salariais, condições de trabalho, atitudes preconceituosas etc. Nesse cenário, torna-se cada vez mais necessário debater tais temas e fortalecer mulheres e LGBT+, estimulando o conhecimento acerca de seus direitos e autoestima. A proposta do projeto visa criar um ambiente propício para esses debates, além do compartilhamento de experiências entre os participantes e o desenvolvimento de multiplicadores de tal conhecimento. Assim, a realização do projeto é justificada por compreender uma ação ampla, dentre de um programa de extensão com a temática ambiental e do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de atender ao 5º e ao 16º ODS.

Beneficiário
O Projeto Plural será aberto ao público da UNIFAL-MG e comunidade externa, além da equipe executora. Além disso, o projeto visa criar multiplicadores que espalhem as noções de igualdade de gênero e que busquem o combate ao preconceito, ampliando, assim, os beneficiários do projeto.