HORTO MEDICINAL NO CAMPUS: INTERFACE ENTRE O ENSINO EM FITOTERAPIA E O SABER POPULAR

Apresentação
O presente projeto visa ampliar o conhecimento a respeito das plantas medicinais, aliando o saber popular e o embasamento científico a respeito das suas potencialidades e possíveis toxicidades. Por meio de diversas atividades a serem desenvolvidas, a integração com a comunidade e o envolvimento didático com o horto medicinal, proporcionará a partilha dos saberes e a interação entre gerações, fomentando o uso racional e seguro das plantas medicinais.

Objetivos
Proporcionar a compreensão acerca de plantas medicinais (potencialidades e riscos), principalmente as de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), aos acadêmicos de Nutrição e de demais cursos, bem como aos servidores e a comunidade externa. Promover o resgate do saber popular e a troca de experiências entre gerações. Estimular a sustentabilidade e práticas interdisciplinares, a partir da inserção de voluntários (comunidade interna e externa à Universidade) no plantio de mudas e manejo do horto, ou seja, durante o desenvolvimento da cadeia produtiva das plantas.

Justificativa
Apesar de a utilização de plantas medicinais ser uma prática milenar, muito difundida no Brasil, muitas vezes estas são utilizadas de forma indiscriminada e sem o acompanhamento de um profissional. Este uso indiscriminado representa um risco à saúde, uma vez que as plantas medicinais podem conter substâncias tóxicas capazes de causar efeitos adversos. Nesse sentido, torna-se relevante difundir cada vez mais, de forma técnica e consciente, o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais. Além disso, uma vez garantido o acesso seguro, a difusão da utilização das plantas medicinais: representa menores custos em saúde; permite a revitalização do conhecimento popular das comunidades sobre o uso das plantas medicinais; contribui para que a comunidade se sinta mais familiarizada com uma nova proposta terapêutica ofertada no âmbito da atenção primária à saúde; fortalece o seu uso racional; estimula a corresponsabilização e autonomia do usuário; além de fortalecer o princípio da integralidade em saúde. No mais, a criação do horto medicinal representa um propulsor à utilização das plantas medicinais e da integração entre os acadêmicos e a comunidade, durante todo o processo da cadeia produtiva.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas-MG, acadêmicos do curso de Nutrição e demais cursos das Ciências da Saúde e das Ciências da Natureza, e servidores da UNIFAL-MG.