COLETATIVA UNIFAL-MG

Apresentação
As mudanças climáticas e suas drásticas consequências têm gerado preocupações para o planeta. As inúmeras toneladas de lixo descartadas diariamente pela população possuem influência direta com o meio ambiente e suas alterações, principalmente quando feitas de forma inadequada. No Brasil, o governo busca, por meio de suas políticas, reduzir os impactos da geração de lixo no país, possuindo uma farta produção jurídica que contempla temáticas de cunho ambiental e sustentável. Além disso, há também o compromisso de suas próprias instituições na busca por um comportamento ambientalmente correto. As universidades públicas, por exemplo, fundamentalmente exercendo seu papel de promover a troca de saberes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornam-se importantes personagens no processo de formar uma sociedade mais consciente e sustentável. Contudo, para atingir os resultados almejados, um trabalho constante e estratégico deve ser fomentado junto à comunidade acadêmica e externa.

Objetivos
Sensibilização e transformação de hábitos, onde a construção do conhecimento será pautada no dialogo universidade-sociedade, através de oficinas, redes de conversa, exposições, mídias eletrônicas, as quais em conjunto contribuirão para o despertar do olhar crítico de todos os envolvidos. Promover a troca de saberes e maior reflexão sobre as questões ambientais, impacto do comportamento da população no agravamento dos problemas ambientais, estimular ações sustentáveis e práticas mais amigáveis ao meio ambiente, propiciando melhor qualidade de vida, menor impacto, menor geração de resíduos e o crescimento sustentável. Dialogar em espaços informais fora do ambiente universitário, desenvolvendo atividades que promovam ações sustentáveis junto às demais ações componentes do Programa Legado Ambiental, as quais podem contribuir a médio e longo prazo para um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Apoiar o trabalho logístico do projeto EducAmbiental na Reciclagem, quando necessário, atuando conjuntamente de forma alinhada. Trabalhar a temática Coleta Seletiva Solidária sob seus diferentes aspectos, tais como: científico, econômico e social, refletindo as principais alternativas que minimizam o impacto ambiental. Trabalhando em parceria com a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL (CPMAS UNIFAL-MG), pretende-se um sinergismo de contribuições, formando uma rede de reflexão acerca da geração, uso e descarte de resíduos sólidos. Estimular, na comunidade universitária, seus servidores, colaboradores e aqueles que compartilham desse espaço, o sentimento de pertença e corresponsabilidade, no que tange a construção de uma UNIFAL-MG mais sustentável. Com isso, almeja-se o cumprimento dos objetivos, indicadores e metas do eixo “Sustentabilidade (ambiental, financeira e social)” do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 e, também, contribuir com o que prevê os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a exemplo os objetivos 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes), tendo a Universidade como base importante na geração de uma sociedade melhor.

Justificativa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010 dispõe sobre a minimização dos resíduos dispostos em aterros sanitários e o Decreto Federal nº 5.940/2006 determina a correta separação e destinação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos públicos a associações e cooperativas de catadores. Atualmente, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) não possui um programa institucionalizado de coleta seletiva de fato nos seus Campi, o que se faz necessário e de grande valia, tanto para fins de atendimento a legislação quanto para o aprimoramento contínuo do compromisso com a sociedade no que tange às práticas sustentáveis. Além disso, a construção do conhecimento de forma colaborativa pela relação Universidade-Sociedade trará benefícios socioeconômicos, ambientais e de saúde pública, podendo ainda contribuir para uma maior eficiência do processo de coleta seletiva já existente no município.

Beneficiário
Graduandos, pós-graduandos, docentes, técnicos administrativos, colaboradores e toda comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, também catadores autônomos de material reciclável, bem como comunidade externa usuária dos serviços da Instituição, os quais poderão apresentar demandas voltadas à sustentabilidade