SEMINÁRIO INTEGRADOR: AGRICULTURA URBANA NA CONEXÃO DE ESPAÇOS E PESSOAS

Apresentação
O evento " Seminário integrador: agricultura urbana na conexão de espaços e pessoas " tem como objetivo articular os diferentes segmentos da sociedade na divulgação e trocas de saberes sobre a agricultura urbana. Dessa forma, irá promover a integração de escolas, técnicos, professores e comunidade no entorno da UNIFAL-MG. Nas edições anteriores do Programa Agricultura Urbana e Meio Ambiente o seminário não pode ser realizado em função das medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia de COVID-19. Assim, considera-se possível agora resgatar a ideia inicial de trazer a comunidade envolvida com a agricultura urbana para debater e participar ativamente do processo de trocas de saberes. O evento deverá ser realizado no Campus Varginha, o que proporcionará condições para acomodar o evento e fazer diversas atividades, aproveitando o espaço das salas e da própria área verde do campus para atividades criativas e lúdicas.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Os modelos de urbanização e de produção econômica vigentes segregam a população do ambiente natural. Nesse sentido, as ações do programa em que se insere este evento, tornam-se importantes porque buscam resgatar uma convivência menos artificializada nos espaços transformados, transformar as relações nesses espaços, possibilitar ao ser/sujeito reconhecer-se parte do meio ambiente, despertar para a importância da diversidade e retomar uma relação mais harmônica para preservar a capacidade de resiliência do meio ambiente.

Beneficiário
O evento se destina a viabilizar a aproximação e trocas entre os três campi da Unifal-MG, a escola parceira, agricultores urbanos e a população da cidade.