AGRICULTURA URBANA:DA ALIMENTAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
O Projeto "Agricultura urbana: da alimentação à educação ambiental" surge dentro do Programa Agricultura Urbana e Meio Ambiente cujo objetivo geral é promover a ressignificação da relação entre o sujeito e o ambiente no qual está inserido, despertando sua consciência para o seu potencial como agente transformador dos espaços e suas relações. Por sua vez, o projeto tem como objetivo promover a troca de saberes sobre alimentação saudável e a educação ambiental crítica por meio da agricultura urbana no espaço escolar.

Objetivos
1) (Re)conhecimento da temática e resgate histórico da alimentação e práticas de cultivo no contexto familiar e regional; 2) Analisar criticamente o processo de industrialização do alimento; 3) Discutir os ciclos da natureza e a produção alternativa de alimentos (agroecologia).

Justificativa
As escolas têm papel fundamental na configuração da sociedade, sendo importante para formar cidadãos críticos e ambientalmente conscientes. Em seu Art. 2o, a Lei Federal n.o 9.795/99 diz que “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (BRASIL, 1999)”. Neste sentido, evidencia-se a importância da EA voltada principalmente às crianças e adolescentes (BUZZO, 2016). Segundo Leff (2011), os conflitos ambientais não serão resolvidos apenas pelas ciências, mas também pela mobilização de ações conscientes por parte da sociedade frente à natureza. Em função da influência do sistema econômico, a sociedade tende a inverter suas condutas sociais e seus valores, refletindo no distanciamento do homem da natureza e na perda de qualidade de vida (MELAZO, 2005). Na medida que a AU trabalha em pequenos espaços nas cidades e destina-se à produção de cultivos e criação de pequenos animais para autoconsumo ou para o comércio local (FAO, 1999, MACHADO 2000), sua prática na escola e no ambiente familiar oportuniza ao indivíduo a percepção de pertencimento à natureza. Segundo Melazo (2005), a partir das sensações percebidas pelos 5 sentidos, os indivíduos atribuem significados e valores ao mundo que nos rodeia. A AU é, portanto, ferramenta de percepção ambiental, pois, ao proporcionar experiências ao tato, paladar, olfato, visão e audição, viabiliza o despertar da consciência do indivíduo para sua relação com o meio ambiente.

Beneficiário
Comunidade da escola parceira e população do entorno da UNIFAL-MG (Campus Varginha)