PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS DO NEABI/UNIFAL-MG

Apresentação
O Programa de Ações Articuladas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UNIFAL-MG tem como objetivo central desenvolver projetos e ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais e práticas extensionistas indissociáveis do ensino e da pesquisa que promovam a educação antirracista dentro e fora da Universidade. No Brasil contemporâneo, por conta da nossa situação histórica, ainda precisamos desconstruir muitos discursos e práticas que ainda legitimam ações que levam a atitudes preconceituosas, discriminatórias e racistas, que consequentemente geram desigualdades de acesso e oportunidades no mercado de trabalho, na escola, na Universidade e nas relações sociais quando consideramos alguns grupos específicos, como negros (pretos e pardos) e indígenas. Nesse sentido, os projetos e ações desse Programa pretendem possibilitar que toda comunidade acadêmica e externa reflita e busque ações que promovam a igualdade racial e social em todo sul de Minas Gerais.

Objetivos
Promover a diversidade étnico-racial e contribuir para a desconstrução de estereótipos e o combate ao racismo na Universidade e fora dela; Construir parcerias com as comunidades externas, como as escolas, as comunidades indígenas, quilombolas e negras do sul de Minas Gerais; Valorizar os saberes e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas e o fortalecimento do NEABI-Unifal-MG.

Justificativa
No contexto das políticas de ações afirmativas e a entrada de estudantes sobretudo oriundos do seguimento populacional negros(as) e indígenas, é função das universidades públicas promover atividades com vistas a promoção da igualdade racial. Nesse sentido, o Programa busca contribuir para conscientizar sobre as desigualdades raciais históricas verificadas em nossa sociedade. E mais, ele se propõe a promover a educação das relações étnico-raciais no sentido de ações formativas e valorativas da população negra e indígena brasileira, especialmente no sul de Minas Gerais. Esse Programa justifica-se também em função das atividades a serem desenvolvidas com as comunidades e instituições parceiras - como as escolas, as comunidades indígenas, quilombolas e negras da região. Além disso, o Programa tem a abrangência de práticas sustentáveis no desenvolvimento das ações, além do alinhamento com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, como verifica-se, em especial, no projeto “Museu das Rexistências”, Dimensões africanas nas comunidades negras sul mineiras: propostas para uma educação antirracista” e “Afirmação Indígena na UNIFAL-MG: Fortalecimento do acesso e da permanência de estudantes indígenas na UNIFAL-MG”.

Beneficiário
Público interessado, profissionais da educação básica e superior; discentes da educação básica e do ensino superior e interessados da Comunidade Externa em geral.