RODAS DE CONVERSA: DO PRAZER DA PARTILHA A CONSTRUÇÃO DE REDE

Apresentação
O programa faz parte do Grupo de Pesquisa Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e a disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Visa a promoção da saúde mental e o bem-estar dos adolescentes, jovens, universitários, profissionais da educação, da saúde e familiares. A aproximação do proponente com essa população durante a condução de pesquisa e desse programa detectou vulnerabilidades vivenciadas que repercutem em grande sofrimento. Utilizará os referenciais da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Escalda-pés, massagem nos pés, Grupo Operativo segundo Pichon-Rivierè, além da utilização de outras Práticas Integrativas complementares. Será desenvolvido o evento intitulado "ADOLESCÊNCIA e JUVENTUDE: interações, sociabilidade e formação de vínculo. Ressalta-se que o programa atende aos princípios de sustentabilidade e alinha ao objetivo de Saúde e Bem-estar de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Objetivos
Conduzir as rodas de Terapia Comunitária Integrativa, o Escalda-Pés, a massagem nos pés, o Grupo de Pichon-Rivière entre outras Práticas Integrativas e Complementares com os adolescentes, jovens, universitários, família, profissionais da educação e da saúde.

Justificativa
Evidencia-se que o sofrimento mental é uma realidade dos adolescentes, jovens, universitários, família e profissionais da saúde e da educação (SILVA; CID; MATSUKURA, 2018; PADAVONI et al., 2014; (POMIECINSKI; POMIECINSKI, 2014; ESPERIDIÃO; SAIDEL; RODRIGUES, 2020). Com o surgimento da COVID-19, houve uma mudança brusca na forma como as pessoas viviam, seja pela mudança da rotina, pelo isolamento social, a convivência forçada com familiares, a sensação de desamparo e incertezas, além de tantas outras vulnerabilidades envolvidas neste novo cenário, teve um impacto negativo na saúde mental. Portanto, sentimentos e emoções negativas como sensações de medo, desesperança, percepção de finitude, ansiedade, desamparo, solidão, tédio, depressão e outras emoções, estiveram presentes, o que podem emergir e acarretar na vivência de um sofrimento psíquico, caso não seja realizada nenhuma intervenção (BRASIL 2020). Nesta perspectiva, destaca-se, a importância de desenvolver ações com o propósito de acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visa promover a saúde mental e o desenvolvimento psicoemocional e que leve em conta as singularidades de cada um (BRASIL, 2013; BRASIL ,2014). A relevância social e cientifica está em oferecer subsídios para a ampliar a assistência ao adolescente, jovens, universitários, família, profissionais de saúde e de educação para as questões que transcendem o modelo biomédico, como acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visa melhorar a qualidade de vida e o bem estar emocional., e assim articular a interdisciplinaridade na proposição de estratégias de práticas emancipatórias na promoção a saúde mental e o bem-estar desse grupo.

Beneficiário
Adolescentes, jovens, universitários, família, profissionais da educação e da saúde.