MUSEU DE CADA UM, PATRIMÔNIO DE TODOS NÓS: BRINCANDO DE CONSTRUIR IDEIAS SOBRE MUSEUS E PATRIMÔNIOS NO SUL DE MINAS GERAIS

Apresentação
O presente projeto, realizado desde 2013, consiste em desenvolver atividades de Educação Patrimonial com o público infanto-juvenil (05 a 18 anos) de escolas públicas e particulares e ONGs dos municípios da região Sul Mineira. A proposta já foi realizada nas seguintes cidades: Alfenas, Areado, Serrania, Paraguaçu, Divisa Nova, Campos Gerais, Machado, Poço Fundo, Três Corações, Guaranésia, São Pedro da União, Fortaleza de Minas, São Sebastião do Paraíso, Nepomuceno, Luminárias e Pedralva. Nossa proposta é explicitar, na prática, como todo tipo de museu e de patrimônio são importantes, sejam os constituídos pela UNIFAL-MG ou pelas próprias crianças, adolescentes ou comunidade da UNIFAL-MG. Visamos reforçar que patrimônios estão em todos os lugares, bastando que alguém reconheça e tome como seu.

Objetivos
- Propiciar aos discentes e demais colaboradores um envolvimento com a Cultura, Memória e Patrimônios da Região Sul Mineira; - Trabalhar de forma crítica e reflexiva os conceitos de Patrimônio e Museu, a partir de reflexões e discussões teóricas sobre o campo; - Apresentar ao público os resultados das reflexões teóricas acima apresentadas, porém privilegiando sempre a subjetividade e interpretação de cada um sobre os conceitos.

Justificativa
Segundo Gonçalves, as ênfases na categoria patrimônio na atualidade tem ressaltado seu caráter “construído” ou “inventado” que, para o autor, é decisivo na compreensão dessa categoria. No entanto, quando esses patrimônios são nomeados pelo Estado e não encontram reconhecimento junto à população, o que se está em prova não é tanto a concepção de patrimônio nas sociedades modernas e sim o fato de que ser patrimônio não depende tanto das agências estatais. Dito isso, tal como apresentado por Tolentino (2016), a educação patrimonial aparece como o conjunto de práticas educativas formais e não formais, que deve levar em conta uma concepção dialógica, reflexiva e democrática acerca da relação interdependente entre patrimônio e educação, afastando-se assim de concepções que visem apenas a transmissão de informações, valores e significados por parte de supostos detentores do conhecimento àqueles que devem ser conscientizados. A partir dessa concepção, mostra-se fundamental o respeito à alteridade e à diversidade cultural, além do esforço pela participação ativa dos produtores e detentores dos patrimônios culturais, considerados como sujeitos sóciohistóricos com manifestações culturais específicas e que atribuem sentidos e significados particulares, a serem valorizados nas práticas. Essa premissa está em total consonância com o objetivo 4 “Educação de Qualidade”, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em seu item “4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”, destacando, portanto, a valorização da diversidade cultural e pensando que a manutenção de práticas culturais podem contribuir para sociedades mais sustentáveis. A proposta já foi realizada nos seguintes espaços: Centro Tecnológico Vocacional no bairro Santa Luzia, em Alfenas; no Centro Social Juvenato e na Praça Oswaldo Costa, na cidade de Paraguaçu; no Residencial Vale do Sol do Bairro Pinheirinho, em Alfenas; no Instituto Ipanema, em Alfenas; nas Escolas Municipais Coronel José Bento, Tancredo Neves e Orlando Paulino, nas Escolas Estaduais Prefeito Ismael Brasil Corrêa, Samuel Engel e Dirce Moura Leite; nos colégios Sagrado Coração, CRA e Atenas, em Alfenas; na Escola Municipal Prefeito José Silvestre Bastos, em Divisa Nova; Casa São Francisco, em São Sebastião do Paraíso; nas Escolas Municipais Bairro da Cachoeira, Dom Inácio Dal Monte e Olavo Vilas Boas, em Guaranésia; nas Escolas Municipais Dr. Carlos Ribeiro e Coronel Gaspar, em Pedralva; nas Escolas Municipais Melo Viana Sobrinho e Professor José Augusto, em Paraguaçu; nas Escolas Municipais Comendador Lindolfo de Souza Dias, Padre José de Souza Ribeiro e Clóvis de Araújo Dias, em Machado; na Escola Estadual Dr. Lélio de Almeida e nas Escolas Municipais Prefeito Carlito Ferreira e Rita da Conceição, em Poço Fundo; na Escola Municipal João Luiz Alves, em Areado; na Escola Municipal Francisco Diniz e na Escola Estadual Professor Fábregas, em Luminárias; na Escola Estadual Padre Antônio Vieira, no bairro rural de Córrego do Ouro, em Campos Gerais; nas Escolas Municipais Aceir Miguel Moreira e Walter Miguel, em Serrania; na Escola Municipal Dom Hugo Bressane, em São Pedro da União; na Escola Estadual Dr. Noraldino Lima, em Fortaleza de Minas; na Escola Municipal Prefeito Ribeiro Neto, em Nepomuceno; e na Escola Municipal Rio do Peixe, em Três Corações. Sendo assim, considera-se que o projeto propicia a todos os membros oportunidades de (re) aprendizagem sobre conceitos de museu, patrimônio, memória e cultura, na troca de experiências, leituras e saberes entre os profissionais presentes no projeto e os discentes e, mais ainda, (re) aprendizagem com a vivência possibilitada pela execução da proposta. Os participantes têm entendido que somos coadjuvantes no processo de defesa de patrimônios, e não protagonistas. Esse papel pertence às comunidades que atendemos. Mas, apesar de sermos coadjuvantes nesse processo, nosso foco, como aqui apresentado, é destacar a importância dos diferentes tipos de patrimônios, mostrando que tudo aquilo que nos cerca e nos afeta de modo profundo – independente da dimensão, seja material ou imaterial - tem o potencial de ser, também, reconhecido como patrimônio.

Beneficiário
Execução: poderá envolver membros da comunidade interna e externa à UNIFAL-MG; Ação: crianças das redes públicas e particulares do Ensino Fundamental I da Região do Sul de Minas Gerais; docentes das redes públicas e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio da Região.