OFICINA DE COMPOSTAGEM: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
Este projeto abrange a compostagem como um instrumento que tem por propósito expandir a educação ambiental em cinco Unidades Educacionais localizadas no município de Alfenas, estado de Minas Gerais, Brasil. Parte-se do pressuposto de que a compostagem, quando aplicada na Escola, tende a estimular os alunos a terem práticas sustentáveis em seus hábitos e a serem capazes de compreender a importância da preservação dos recursos naturais, da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável, tornando-os assim conscientizadores ambientais. Trata-se da criação de uma oficina de compostagem de resíduo orgânico, com atividades práticas na horta local, ministrada pelos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Biológicas e extensionistas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Objetivos
Implantar um modelo de compostagem, em cinco escolas, proporcionando um tratamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados nestas; Instruir as comunidades escolares envolvidas no projeto a respeito da problemática que envolve os resíduos orgânicos urbanos; Mostrar a compostagem como uma técnica de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos; Proporcionar uma prática de Educação Ambiental nas comunidades escolares envolvidas; Envolver alunos e professores de diversos cursos na execução do projeto; Introduzir conceitos da Agroecologia que se incorporem ao cotidiano dos alunos, proporcionando mudanças significativas de condutas.

Justificativa
Os resíduos sólidos, se descartados inadequadamente no ambiente, podem provocar alterações intensas no solo, na água e no ar, além de causarem danos a todas as formas de vida, trazendo problemas que podem comprometer as futuras gerações. Diante dessa problemática de degradação ambiental, ações educacionais tornam-se urgentes e adequadas, pois grande parte da problemática ambiental está relacionada às condutas humanas, como o consumismo, desperdício, e a exploração inadequada dos recursos naturais. Nesse contexto, a compostagem pode contribuir positivamente para a adoção de novas práticas em relação ao meio ambiente, por parte das escolas e da comunidade local, colaborando para uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de resíduos orgânicos.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.