PRODUZINDO MATERIAL DIDÁTICO PARA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
A presente proposta consiste em uma atividade a ser realizada por integrantes do grupo PET-Biologia, abordando temas ligados a Educação Ambiental, no intuito de envolver os mais diferentes campos dos saberes da área. Visa aprimorar as habilidades de consulta, análise, interpretação e construção de conteúdos técnicos ou cotidianos por parte dos PETianos, colaboradores do projeto e proceder sua apresentação à comunidade acadêmica, especialmente, aos alunos de unidades escolares e suas comunidades circunvinzinhas a elas. Trata-se da produção de material didático (panfletos, cartilhas, cadernos, atlas e/ou outros produtos) que possa permitir a difusão dos saberes associados a Educação Ambiental, em congruência às atividades a serem realizadas pelo Programa EducAmbiental junto aos parceiros dessa ação.

Objetivos
Permitir que os petianos e estudantes, bem como os demais colaboradores a serem envolvidos na proposta observem a ciência no seu dia a dia, avaliando impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, e possam relatar suas experiências em produtos didáticos que possam contribuir para a difusão da Educação Ambiental. Realizar ações (divulgação digital, palestras, intervenções didáticas) utilizando os materiais e recursos didáticos produzidos com intuito de integrar a sociedade com a natureza e assim promover a conscientização, a preservação e a conservação ambiental. Estabelecer parcerias com unidades educacionais e empresas que buscam se adequar a ESG (Environment, Social and Governance) fortalecendo suas ações ambientais e socioambientais, com a produtos de difusão da Educação Ambiental adequados à sua realidade e ambiência. Produzir material didático-pedagógico (panfletos, folders, cartilhas, atlas, cadernos, posts digitais ou outros produtos que sejam adequados a realidade local na qual a ação será realizada) com intuito de facilitar a difusão dos saberes da Educação Ambiental.

Justificativa
É de amplo conhecimento que vivemos um momento crucial de degradação dos ambientes naturais no país, em especial pela inépcia total do Estado e suas políticas públicas (em especial no âmbito federal). A Educação Ambiental (EA)é um instrumento de suma importância, enquanto instrumento de conscientização e sensibilização da população quanto à realidade e responsabilidade, tanto individual quanto coletiva, para compreender a importância dessas políticas e das ações que podemos desenvolver localmente para contribuir de modo significativo para a preservação ambiental. Inserir a EA tanto nos ambientes formais e informais de ensino-aprendizagem é um enorme desafio, e muitos acadêmicos concordam que um dos fatores que contribuem para isso é a escassez de material didático que retrate a realidade local. A elaboração de materiais pedagógicos locais, dentro do processo da construção do conhecimento e, portanto, condizente com as experiências de cada um, rompe com o ‘conteudismo’ dos Livros Didáticos e possibilita a formação de cidadãos conscientes para participarem da solução dos problemas sociais e ecológicos (SATO, 2002, p. 42). Nesse contexto, essa proposta pode ser vanguardista em produzir material didático-informativo-pedagógico que retrate a realidade local, com uma abordagem dos saberes populares das comunidades locais, com sugestões de ações concretas para a conservação e preservação dos ambientes naturais nos quais elas estão inseridos.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.