METAMORFOSE

Apresentação
O presente projeto visa promover aos adolescentes momentos reflexivos para o autoconhecimento, compreensão e partilha de vivências. Esse compartilhamento de informações se dará por meio de encontros presenciais e quinzenais na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira com os adolescentes, graduandos e pós-graduandos, além de reuniões na UNIFAL. Ademais serão utilizadas mídias sociais (Instagram e Facebook) e páginas oficial da Faculdade de Odontologia e da Universidade, a fim de que se consiga alcançar outros jovens. Para a capacitação da equipe serão adotadas ferramentas pedagógicas ativas propondo temáticas como cuidados com a saúde geral, alimentação, sexualidade, transtornos de comportamentos e sociais, espiritualidade, inserção na Universidade, influência das redes sociais, educação financeira, pobreza menstrual e uso de drogas. Essas ações visam inserir uma melhor perspectiva na qualidade de vida desse público, no que se remete as intensas mudanças dentro desse ciclo metamórfico.

Objetivos
1. Auxiliar o desenvolvimento da capacidade reflexiva e cognitiva dos adolescentes; 2. Promover melhor entendimento de cultura e pensamento da sociedade em que vivemos por meio do diálogo e exemplificações; 3. Sensibilizá-los a respeito dos hábitos de saúde, a fim de que isso reflita em benefícios próprios e de membros do núcleo familiar; 4. Sensibilizar esse público quanto a forma de proceder a higiene bucal de todos os membros da residência como técnicas de escovação, uso do fio dental, tempo de troca de escova e quantidade correta de creme dental; 5. Promover o conhecimento e o interesse acerca da vida universitária, favorecendo a eliminação de visões arraigadas de preconceito; 6. Estimular a eliminação de uma visão negativa e infantilizada que muitas pessoas têm acerca da adolescência; 7. Tentar estabelecer um diálogo entre os familiares para um melhor conhecimento acerca de comportamentos que poderão surgir; 8. Orientar quanto a influência e os riscos das redes sociais, educação financeira e uso de drogas; 9. Conhecer um pouco sobre a diversidade dos transtornos de comportamentos e sociais, além dos impactos desencadeados pelo bullying; 10. Conversar sobre os temas referentes a sexualidade e espiritualidade, a fim de esclarecer conceitos e propor estratégias de autoconhecimento e de respeito às diversidades; 11. Favorecer a construção de um saber multiprofissional por meio da relação dos acadêmicos e dos pós-graduandos com os professores, supervisores, diretor e demais funcionários em exercícios de suas atividades; 12. Proporcionar aos graduandos e aos pós-graduandos participantes do projeto uma visão geral de saúde desse público alvo e estimular um envolvimento humanístico entre os membros; 13. Estimular uma análise reflexiva aos discentes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto para lidar com as adversidades que eventualmente surgirão; 14. Coletar dados durante o desenvolvimento desse projeto a fim de que otimize o desenvolvimento das ações futuras desenvolvidas; 15. Encaminhar usuários desse grupo etário com necessidades de cuidados com a saúde para os setores que realizam atendimento especializado na UNIFAL/MG; 16. Proporcionar aos acadêmicos, futuros profissionais, e aos pós-graduandos, que já estão inseridos no mercado de trabalho, possibilidades de aprimoramento do conhecimento e ferramentas que proporcionem um melhor domínio das atividades práticas ao abordar esses adolescentes.

Justificativa
A transição da infância para o universo adolescente alberga um estágio da vida circundado por grandes transformações físicas e mentais, oportunizando a eclosão de transtornos de conduta (ROSSI et al., 2019). Essas alterações se manifestam com o uso de drogas lícitas e ilícitas, além de representações de violência (CRUZEIRO et al., 2008). Práticas inapropriadas de menor proporção, como: mentir, enganar, não justificar faltas em aulas e roubar utensílios de baixo valor, são geralmente atitudes que precedem as condutas mais graves como agressões, roubos mais consideráveis e uso de equipamentos lesivos ao corpo humano (BORDIN; OFFORD, 2000; CRUZEIRO et al., 2008). A manutenção desses atos pode, consequentemente, acarretar uma indicação de transtorno de personalidade antissocial na idade adulta (BORDIN; OFFORD, 2000; CASPI; MOFFITT, 2001; CRUZEIRO et al., 2008; FARRINGTON, 1993; GOLDSTEIN et al., 2006; GUZE, 1994; PACHECO et al., 2005; SODERSTROM et al., 2004). A ascendência do uso de drogas lícitas, de acordo com análises e pesquisas, inicia-se aos 12,5 anos para o sexo masculino e 12,8 anos para o sexo feminino, sendo o uso de drogas ilícitas iniciado mais tardiamente, aos 13,1 e 14,4 anos para adolescentes do sexo masculino e feminino, nesta ordem (GONÇALVES et al., 2016; SILVA; RUZZI-PEREIRA, 2020). Em paralelo a isso, necessita-se estabelecer motivos que associam os transtornos de conduta em jovens para que haja um norte no estabelecimento de métodos estratégicos para a prevenção (CRUZEIRO et al., 2008). Nesse ínterim, justifica-se a inserção deste Projeto durante a formação acadêmica de alunos, tanto nível Graduação quanto Pós-Graduação uma vez que eles poderão deter tal conhecimento durante sua formação acadêmica e então, promover melhorias na construção de momentos que promovam interações dialógicas que permitam a elaboração e compartilhamentos de situações experenciadas pelos integrantes do grupo com os adolescentes. Assim, pretende-se gerar uma relação horizontal entre todos presentes, estabelecendo um meio equitativo de compreensão e ideias (SAMPAIO et al., 2014). Além disso pretendemos construir e divulgar um conteúdo elaborado para essa faixa etária de forma virtual para as redes sociais, Instagram (@projetometamorfoseunifal) e Facebook (Metamorfose Unifal), a fim de que haja popularização das informações e trocas de experiências com o presente público e com os indivíduos que os cercam. Ademais, esse projeto abrange algumas vertentes que convergem aos princípios os quais as Nações Unidas estão propondo, a fim de que possamos atingir no Brasil, a Agenda de 2030 proposta pela ONU, referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os objetivos abarcados nesse projeto referem-se (remetem-se) a: Erradicação da Pobreza (1); Saúde e Bem- Estar (3); Educação de Qualidade (4); Igualdade de Gênero (5); Trabalho decente e crescimento econômico (8) e Redução de desigualdades (10).

Beneficiário
Pretende-se beneficiar os estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, localizada em Alfenas/MG, os profissionais desse colégio e a equipe do projeto (graduandos, pós-graduandos e docentes). Também se intenciona abarcar jovens que tenham acesso as redes sociais com o nosso conteúdo digital.