ARTE E HISTÓRIA LOCAL: UM ROTEIRO PÚBLICO SOBRE ALFENAS

Apresentação
O projeto parte da ideia de História Pública, arte e história local, em parceria com a Prefeitura de Alfenas, com a ideia de pesquisar, estudar biografias e eventos da história da cidade, e registrá-las por meio da arte em muros da cidade, em produção de outras formas de arte e em sua disponibilização no site do Laboratório de História Pública, com QRCode, de forma a criar um roteiro público de alguns pontos da cidade. Um artista de rua será responsável pelas pinturas públicas; e a difusão dos trabalhos também será realizada em outras redes digitais.

Objetivos
-levantar, pesquisar e selecionar história de eventos e personagens de Alfenas e seus significados para a cidade; - promover debates sobre história pública e relações com a arte pública; - estimular outras formas de manifestações artísticas, por meio de concursos de fotografia, desenho e poesia nas escolas de Alfenas, a fim de disponibilizá-las no site do Laboratório de HP e em outras plataformas digitais; - construir um roteiro público de espaços, arquiteturas e personagens, a partir da arte, a fim de serem disponibilizados, junto com as informações pesquisadas, no site do Laboratório, no Instagram e outras plataformas digitais, também da Prefeitura de Alfenas, no projeto Cidade Escola.

Justificativa
A UNIFAL-MG, por meio do Laboratório de HP pode contribuir para o conhecimento, o reconhecimento, o registro e a publicização da história local, motivando debates públicos na escola, na universidade, nos espaços públicos da cidade, envolvendo a comunidade alfenense como público que assiste, mas também colabora na produção de conhecimento e de formas de divulgação histórica de suas próprias memórias e experiências. O projeto é apenas o começo de um processo que deve se ampliar nos próximos anos. A arte de rua tem papel fundamental nesse processo de divulgação e de ressignificação da memória da cidade, pelo olhar do artista, o que ultrapassa a própria divulgação.

Beneficiário
discentes, escolas, artistas, população da cidade