CONHECENDO O HEMOGRAMA

Apresentação
O hemograma é um dos exames mais realizados nos laboratórios de análises clínicas, porém ainda é pouco compreendido pelos pacientes e profissionais de saúde em geral. Ele possibilita que se obtenha informações relevantes para, juntamente com os dados a clínicos e de outros exames, direcionar o diagnóstico e o tratamento. Sendo assim, ações de educação em saúde, que esclareçam a população sobre esse exame, como também orientem os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários para realização do mesmo, são importantes para evitar/reduzir erros na sua execução e interpretação. Ações deste tipo, realizadas com discentes dos cursos de Farmácia e Biomedicina, principalmente dos períodos iniciais, além de complementar a sua formação, visam despertar o interesse dos mesmos pela área de análises clínicas.

Objetivos
- Orientar pacientes do Laboratório Central (LACEN), pertencente à UNIFAL, quanto à importância da realização do hemograma, assim como fornecer informações relacionadas ao preparo para o exame; - Realizar rodas de conversa com os profissionais do LACEN para discutir sobre os diversos aspectos interferentes pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos do hemograma, buscando alinhar as orientações a serem dadas aos pacientes e solucionar dúvidas; - Realizar cursos, eventos e/ou feiras para orientar profissionais de saúde e estudantes de cursos da área da saúde interessados quanto aos diversos aspectos do hemograma no que se refere ao preparo para a coleta, interferentes, indicações e interpretação clínica; - Realizar atividades com discentes do curso de Farmácia e Biomedicina da UNIFAL, para divulgar a importância do hemograma e das demais atividades realizadas pelo LACEN, visando despertar o interesse pela área de análises clínicas e mostrar a sua inserção em outras áreas de atuação do farmacêutico/biomédico.

Justificativa
Considerando que o hemograma apresenta dados importantes do exato momento da coleta, sua interpretação necessita de correlação com dados clínicos e com o histórico do paciente, exigindo assim que todas as etapas sejam realizadas dentro das boas práticas preconizadas e que exista uma boa comunicação entre todos os profissionais de saúde envolvidos, assim como uma boa comunicação destes com o paciente. Desta forma, a educação em saúde, tanto para os profissionais quanto para os pacientes, é capaz de trazer benefícios, minimizando as chances de erro e aumentando as chances de um bom desfecho para o paciente. Ademais, o diálogo com os pacientes, profissionais e os discentes permitirá o levantamento de demandas para futuros projetos de pesquisa e de extensão e possibilitará o contato dos estudantes com a área de análises clínicas.

Beneficiário
Pacientes do LACEN; Servidores do LACEN; Demais profissionais de saúde interessados; Discentes dos cursos da área de saúde da UNIFAL-MG e externos.