MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PREVENÇÃO DAS IST

Apresentação
O projeto "Métodos Contraceptivos e Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis" tem o propósito de dialogar sobre os problemas e as medidas preventivas da gravidez indesejada e das infecções sexualmente transmissíveis, e também, sobre a importância das orientações sexuais na família e na escola. Será desenvolvido com jovens, adolescentes e adultos em escolas da rede pública e privada, no Tiro de Guerra de Alfenas e na UNIFAL-MG, no formato presencial ou remoto, a depender das condições epidemiológicas frente ao COVID-19.

Objetivos
Através de grupos de formação em oficinas: - Discutir os conceitos de puberdade e adolescência, virgindade, menstruação e período fértil, relação sexual, masturbação, contracepção e gravidez; -Abordar os problemas da gravidez indesejada; -Abordar o problema da disseminação das IST; - Discutir as formas de orientação sexual por parte dos pais, escolas e comunidade; - Colocar os acadêmicos da equipe executora do projeto em contato com os problemas sociais, buscando estimular uma reflexão sobre seu papel como profissional e cidadão. Através de palestras educativas: - Teorizar o conteúdo discutido nos grupos de formação, buscando apresentar informações atualizadas sobre os métodos contraceptivos e os métodos preventivos de DST; - Proporcionar aos acadêmicos da equipe a oportunidade de compartilhamento dos seus conhecimentos universitários fazendo interação com os conhecimentos e problemáticas apresentados pelo público alvo. Através das redes sociais (Instagram): ampliar geograficamente o alcance do objetivo proposto, dialogando com os interessados através dos vários recursos oferecidos pelo aplicativo e contribuindo com o esclarecimento da população sobre as formas seguras de sexo.

Justificativa
A gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis (IST) são grandes problemas de saúde pública da atualidade. A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas, o número de abortos e também a disseminação das IST. Desta forma, nós elaboramos um projeto educativo de orientação sexual com o propósito de dialogar sobre os temas sexualidade, métodos contraceptivos e preventivos de IST e a importância da orientação sexual, prevenção e diagnóstico precoce das IST, e das implicações de uma gravidez precoce e indesejada.

Beneficiário
Adolescentes, jovens e adultos.