GERAÇÕES

Apresentação
Trata-se de um projeto desenvolvido por discentes da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia - LAGG da UNIFAL-MG. Tem como objetivo estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área da geriatria e da gerontologia de modo interdisciplinar e intergeracional, com foco na inclusão digital e educação em saúde realizada com idosos. As atividades do projeto estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especificamente o objetivo 3, que tem como um de seus indicadores, reduzir em um terço a mortalidade por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.

Objetivos
I - Promover a inclusão digital dos idosos. II - Realizar ações de educação em saúde por meio do uso de tecnologias da informação e das redes sociais. III - Antecipar e complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos da graduação sobre a temática de saúde do idoso. IV - Implementar ações de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica. V - Promover a realização de oficinas remotas de formação para cuidadores informais de idoso, bem como para acadêmicos da área da saúde interessados na temática. VI - Estimular ao desenvolvimento de relação intergeracional entre os participantes (discentes da UNIFAL e idosos).

Justificativa
O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. No Brasil, nossa pirâmide etária sofre um abaulamento devido a maior longevidade da população e diminuição da média de filhos por mulher, o que se traduz em um aumento da porcentagem populacional de idosos. Assim, pensar no cuidado do indivíduo idoso é algo imprescindível. A saúde do idoso é cada vez mais impactante no âmbito social e econômico do país devido a fatores como envelhecimento da população trabalhadora, aumento no tempo de contribuição para aposentadoria e mudanças na constituição familiar. Os futuros profissionais da área da saúde devem ser sensibilizados e capacitados para as demandas da população idosa, que vem aumentando, de modo que o cuidado seja pensado do ponto de vista da promoção do envelhecimento ativo e contemple as perdas cognitivas ou funcionais que podem se instalar com o envelhecimento e as necessidades e desejos dos idosos. Além das demandas por cuidados de saúde, observa-se que a internet está presente na rotina da maioria das pessoas em todos os lugares do mundo e que os idosos têm dificuldade de se adaptarem aos recursos digitais ficando, de certa forma, excluídos da sociedade contemporânea. Por isso, ações que visem habituar os idosos às novas tecnologias, tanto no uso das redes sociais quanto em conhecimentos básicos de informática, são cada vez mais necessárias. Assim, justifica-se a importância desse projeto pelo fato de que as atividades a serem desenvolvidas podem garantir oportunidade de formação em geriatria e gerontologia para os discentes, bem como promover a inclusão digital dos idosos.

Beneficiário
Idosos da comunidade e discentes da UNIFAL.