CUIDANDO DE SI E DO OUTRO

Apresentação
O projeto será desenvolvido com profissionais da educação (ensino infantil, fundamental, médio e superior) e os profissionais da saúde, uma vez que vivenciam situações geradoras de sofrimento emocional, o que se exacerbou com a pandemia da Covid-19. Nesta perspectiva, o projeto visa implementar estratégias interventivas como a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), o Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière, Escalda-pés, massagem no pé e outras Práticas Integrativas Complementares em Saúde, com proposta de um ambiente de escuta e acolhimento dos problemas vivenciados, e assim contribuir para a promoção da saúde mental e do bem-estar. O projeto está em consonância com princípios de sustentabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no que se refere ao terceiro de Saúde e Bem-estar.

Objetivos
Apreender na percepção dos profissionais da educação e de saúde na roda de Terapia Comunitária Integrativa os principais problemas vivenciados e estratégias de enfrentamento; Compreender a percepção dos profissionais da educação e de saúde os efeitos da estratégia implementada no seu cotidiano;

Justificativa
A alteração do bem-estar e o sofrimento mental é uma experiencia vivenciada por muitos profissionais da saúde e da educação (POMIECINSKI; POMIECINSKI, 2014; ESPERIDIÃO; SAIDEL; RODRIGUES, 2020). Com o surgimento da COVID-19, essa situação se exacerbou em decorrência do isolamento social, a convivência forçada com familiares, a sensação de desamparo e incertezas, além de tantas outras vulnerabilidades envolvidas neste novo cenário. Nesta perspectiva, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que visa contribuir no autocuidado, no equilíbrio mental e emocional desses profissionais contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar. As atividades implementadas como a Terapia Comunitária Integrativa tem contribuído com a construção de redes de apoio e tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental (FELIPE et al., 2020; LOPES JUNIOR et al., 2021). É importante desenvolver ações com o propósito de acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visa promover a saúde mental e o desenvolvimento psicoemocional (BRASIL, 2013; BRASIL ,2014).

Beneficiário
Profissionais da educação e da saúde