ENACTUS UNIFAL-MG 2022

Apresentação
A rede ENACTUS é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 36 países e em mais de 100 instituições de ensino no Brasil (BRASIL, 2021). O time Enactus Unifal, é um projeto interdisciplinar, composto por 41 graduandos, e têm como foco a criação de projetos empreendedores em conjunto com a comunidade alfenense proporcionando desenvolvimento econômico, social , ambiental e sustentável destas comunidades. Tendo como objetivo principal a melhora da qualidade de vida e bem estar através da ação empreendedora e do conhecimento acadêmico, o projeto se propõe a trabalhar com o empoderamento pessoal, social, físico, ambiental e financeiro. Por meio de estudantes, líderes executivos e acadêmicos, desenvolve projetos em comunidades visando ao desenvolvimento social e que colocam capacidade e talento das pessoas em foco. Atualmente o time possui os 3 subprojetos: Botando Reparo, Vitrine do Bem e Tic Tac - Banco de Tempo de Alfenas, que serão desenvolvidos ao longo de 2022.

Objetivos
1) Desenvolver em discentes valores como responsabilidade, respeito, união, autocrítica, empatia, autonomia, autoconhecimento, comprometimento, empreendedorismo e responsabilidade social. 2) Mapear as reais necessidades das comunidades do município de Alfenas, visando identificar potenciais locais de desenvolvimento de ações sociais. 3) Planejar, junto à comunidade, a forma como as ações e ferramentas serão implementadas, a fim de criar modelos de negócios que visem a promoção de bem estar e empoderamento. 4) Capacitação aos envolvidos no projeto (líderes, comunidade, alunos e colaboradores). 5) Mensurar objetivos e metas para que se possa acompanhar o desenvolvimento das ações do projeto, repensando estratégias para proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população. 6) Aumentar a cooperação entre comunidade interna e externa da Unifal, proporcionando novas formas de relação entre as pessoas e o meio ambiente. 7) Fomentar o desenvolvimento de projetos sociais sustentáveis baseados no tripé: social, econômico e ambiental.

Justificativa
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. É formada por uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, e fornece uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário, que coloquem a capacidade e o talento das pessoas em foco, transformando vidas. Através de ações empreendedoras e sustentáveis, o projeto visa melhorar as condições de vida de diversas comunidades, proporcionando a troca e disseminação de saberes, empoderando comunidades na cidade de Alfenas e na região Sul Mineira. Busca-se trabalhar com excelência para o crescimento pessoal e profissional dos membros do time, dos colaboradores e dos envolvidos nos projetos que atuamos. Ao alinhar os objetivos da Enactus com as Políticas Nacionais da Extensão Universitária, nossas ações visam a melhoria da qualidade de vida por acesso a serviços diversos e valorização das relações humanas, dando um outro sentido ao tempo e a todos os saberes. Para o empoderamento de uma comunidade, entende-se que a mesma é uma produtora de saberes. A partir disso, os subprojetos do time Enactus buscam, através de uma dialogicidade e horizontalidade, considerar opiniões, necessidades e particularidades em uma troca de conhecimento e protagonismo de seus envolvidos.

Beneficiário
Alunos de diversos cursos de graduação da Unifal-MG, e todas as comunidades parceiras dos projetos desenvolvidos.