GRUPO PARA A PESSOA IDOSA: VIVER BEM A NOVA IDADE

Apresentação
A presente ação de extensão propõe-se a realizar ações sistematizadas, por meio de tecnologia digitais, de educação alimentar e nutricional em Grupo, além de contribuir com a formação de cuidadores de idosos, no Sul de MG. Para este ano, junto às ações presenciais (realizadas de acordo com as normas de segurança e saúde vigentes), serão mantidas as ações realizadas de forma remota, iniciadas dessa forma em decorrência da pandemia de COVID-19, por meio de grupos de WhatsApp, reuniões no Google Meet e pelas redes sociais, a fim de ampliar as atividades para outros municípios. A ação foi iniciada em 2018 e a cada ano, novas atividades são implementadas. Com este projeto, objetiva-se uma forte relação entre ensino-pesquisa extensão e divulgação das ações e resultados encontrados em periódicos científicos da área. Trata-se de uma demanda da comunidade participante e de cuidadores de idosos, para a sua formação continuada. Não há o registro de outro grupo em funcionamento coordenado por doce

Objetivos
1. Criar e realizar ações de formação para cuidadores de idosos, a fim de contribuir com a saúde e bem estar de idosos e consumo e produção responsáveis, em atendimento aos indicadores brasileiros para os objetivos de desenvolvimento sustentável; 2. Fortalecer e dar continuidade ao grupo de trabalho/estudo entre a equipe da ação a fim de proporcionar momentos de partilha de saberes e conhecimentos, contribuindo assim, com a formação humana, acadêmica e cidadã dos discentes envolvidos; 3. Registrar sistematicamente em forma de relatórios as atividades realizadas com os idosos, de forma a construir um material didático, com potencial de publicação sob a forma de livro ou apostila e com potencial de utilização em disciplinas optativas criadas em cima da temática e oferecidas dentro da grade curricular do Curso de Nutrição; 4. Apresentar de forma simples e clara, contando principalmente com a realização de atividades lúdicas e divertidas, os possíveis cuidados nutricionais com as DCNT detectadas nos participantes a fim de contribuir com o envelhecimento ativo e saudável, sendo as atividades realizadas por meio de tecnologias digitais. 5. Com o retorno das atividades presenciais, pretende-se articular as atividades de extensão com a pesquisa acadêmica, a partir do monitoramento dos hábitos alimentares, dados antropométricos (peso corpóreo, altura, perímetro do braço e dobra cutânea tricipital), questionários de aceitação das atividades e relatos pessoais em diferentes momentos da execução do projeto.

Justificativa
A educação em saúde a partir de intervenções em grupo são práticas de baixo custo e com potencial para a melhoria da qualidade de vida de idosos. A referida metodologia tem sido utilizada na prática de trabalho de inúmeros profissionais do Sistema Único de Saúde, em especial, aqueles inseridos na rede de atenção básica de saúde. O presente projeto de extensão tem forte associação com o ensino e a pesquisa, sendo que a este último, proporcionaria traria contribuições à literatura científica que ainda carece de estudos avaliando o impacto das intervenções de educação em saúde, com idosos, sob a percepção do seu estado de saúde, hábitos alimentares, estado nutricional, assim como indicadores da saúde mental dos envolvidos. Ao projeto ainda proporcionaria subsídios para a elaboração e monitoramento de políticas públicas que busquem otimizar as condições de saúde do idoso, além de apresentar potencial para contribuir com o consumo e produção sustentáveis de alimentos, em consonância com mais este indicador brasileiro para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os estudantes envolvidos com o projeto terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de serem capacitados quanto ao planejamento e execução de atividades em grupos com idosos.

Beneficiário
Comunidade de pessoas idosas e seus cuidadores do Sul de Minas; estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Alfenas, em especial aqueles do curso de Nutrição; Equipe proponente envolvida com as ações.