DIMENSÕES AFRICANAS NAS COMUNIDADES NEGRAS SUL MINEIRAS: PROPOSTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Apresentação
O projeto tem como objetivo promover ações e práticas de educação antirracista na educação básica, especialmente com a produção de recursos didáticos oriundos das pesquisas e da ação de extensão proposta entre as comunidades negras dos municípios sul-mineiros de Poço Fundo e Ilicínea. Todas as atividades serão orientadas pela perspectiva dos saberes e dimensões africanas e afrodescendentes.. Assim, o intuito principal da proposta é favorecer e possibilitar o desenvolvimento de recursos didáticos diversos no âmbito das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino de histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica.

Objetivos
Promover a educação das relações étnico-raciais em consonância com as leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008. Fortalecer o Programa de Ações Articuladas do NEABI-UNIFAL-MG. Criar parcerias com professores e professoras da educação básica e as escolas do sul de Minas Gerais.

Justificativa
O ensino de história e culturas africanas e afro-brasileiras é obrigatório nas escolas e, mesmo após quase vinte anos de aprovação da lei que tornou obrigatório esses conteúdos, muitos professores e professoras ainda não trabalham com as temáticas. Esse projeto, portanto, pretende fomentar as estratégias da educação das relações étnico-raciais, em cumprimento da lei n° 10.639/2003. Como apontado por Giovana Xavier (XAVIER, 2013), existe um silenciamento nos livros didáticos da história dos negros, especialmente no período das emancipações e o pós-abolição. Em se tratando do tema das culturas negras, em geral, esse conteúdo no ensino básico está ligado às comemorações do dia do folclore, 22 de agosto e, em algumas escolas, ao dia da consciência negra, 20 de novembro. Sobre esse aspecto, Verena Alberti (2013) afirma que deve-se evitar confinar o estudo da história das relações raciais a nichos no currículo limitando-o a momentos do ano letivo, como os dias 13 de maio (Abolição) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Essas temáticas devem ser incorporadas ao projeto político pedagógico das instituições de ensino e trabalhadas ao longo do ano letivo e para que isso aconteça, é necessária uma junção de medidas, como a disponibilidade de materiais didáticos que relacionem às temáticas da história local, do ensino de História e da educação antirracista.

Beneficiário
Escolas e público interessado em geral.