ECP: ESTRATÉGIAS DE CUIDADO NA PANDEMIA DE COVID-19

Apresentação
O projeto tem por finalidade instrumentalizar docentes; discentes e profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e a comunidade em geral com informações e orientações científicas sobre a pandemia de COVID-19 dentre elas, formas de se prevenir dessa infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes bem como reabilitar as pessoas que apresentam síndrome pós-COVID-19 também conhecida como “COVID longa”. Para tanto, será produzido materiais educativos e de informações como posts, vídeos, folder, manual de orientação, flyer, entre outros. Além disso, haverá oferta de atividades educativas on-line e presencial, assim como reuniões com docentes e discentes do projeto. Cabe ressaltar que este projeto atende aos princípios de sustentabilidade e está alinhado ao indicador brasileiro de Saúde e Bem-estar conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivos
- Contextualizar a pandemia de COVID-19 no cenário nacional e internacional; - Proporcionar informações atualizadas sobre a pandemia de COVID-19; - Ampliar o conhecimento sobre os meios de contaminação pelo SARS-CoV-2 e suas variantes bem como a síndrome pós-COVID-19; - Identificar os sinais e sintomas relacionados à COVID-19; - Discorrer as medidas de prevenção e de proteção pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes; - Desenvolver competências e habilidades sobre as formas de se reabilitar perante a síndrome pós-COVID-19.

Justificativa
Faz se necessário promover estratégias interventivas de autocuidado e que possam contribuir na prevenção, na assistência as pessoas com síndrome gripal ou com COVID-19 e, na reabilitação das pessoas que venham apresentar síndrome pós- COVID-19. Para tanto, é relevante ofertar cursos, palestras e elaborar materiais que abordem precauções padrão; medidas de segurança, de prevenção e de proteção; orientações sobre a pandemia e, cuidados que devem ser adotados tanto para restabelecer a saúde das pessoas diagnosticadas com COVID-19 como com a síndrome pós- COVID-19. Deste modo, o desenvolvimento deste projeto irá contribuir com a aprendizagem e qualificação dos atores envolvidos e, o conhecimento adquirido no decorrer do projeto será compartilhado com docentes; profissionais de saúde; técnicos administrativos em educação e expandido a comunidade em geral.

Beneficiário
Docentes; discentes do curso de graduação da área da saúde; técnicos administrativos em educação; profissionais de saúde e comunidade em geral.