EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR - ESCOE

Apresentação
O projeto é uma proposta com previsão de início em maio de 2022 que tem por finalidade contribuir com as demandas dos profissionais da educação infantil. Para tanto, os profissionais que atuam na educação da rede pública de ensino serão instrumentalizados e capacitados por meio de ações educativas com docentes e discentes do curso da área da saúde. Além disso, o projeto irá produzir materiais educativos e de informações dentre eles folder, vídeos, cartilhas e flyer. Cabe ressaltar, que este projeto atende aos princípios de sustentabilidade e alinha-se ao indicador brasileiro Saúde e Bem-estar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Objetivos
- Atualizar e reciclar os profissionais da educação infantil da rede pública de ensino sobre as ações de promoção e prevenção à saúde da criança; - Desenvolver e aperfeiçoar as competências e habilidades técnico-científicas dos profissionais da educação infantil da rede pública de ensino a fim de minimizar a ocorrência de doenças e agravos à saúde da criança.

Justificativa
O cenário escolar é responsável pelo desenvolvimento integral da criança, promovendo experiências de vida (SOBRINHO et al., 2017). Portanto, os profissionais da educação infantil da rede pública de ensino precisam ter conhecimento, habilidades e competências técnico-cientificas para garantir ações de promoção e prevenção à saúde da criança. A realização destas ações por meio da educação em saúde com oferta de cursos, palestra e de materiais educativos visa preparar e capacitar esses profissionais. Aliado a isso, contribui com o processo de aprendizagem dos profissionais da educação infantil e, ao mesmo tempo, os qualificam para exercer ações que minimizam a ocorrência de doenças e agravos à saúde da criança.

Beneficiário
Profissionais da educação infantil da rede pública de ensino.