OFICINAS DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Apresentação
No exercício da docência a carência de material adequado para práticas pedagógicas é diagnosticada na grande maioria das unidades escolares. No entanto, durante a formação docente, nos cudos licenciados, não recebe-se uma orientação ou formação apropriada para produzir o material mais adequado as necessidades das praticas escolares. A necessidade de construção de materiais didáticos (MD) para área de Ciências e Biologia é uma realidade nos diferentes cotidianos escolares brasileiros. Muitas vezes o material disponibilizado não mostram as estruturas desejadas, não permitem a realização de um experimento de acordo com a realidade da unidade escolar, reproduzem erros conceituais e podem até dificultar a interpretação adequada dos alunos. Assim a solução mais adequada para muitos professores de biologia seria adotar modelos didáticos e jogos pedagógicos desenvolvidos de acordo com as necessidades de seus educando e as possibilidades da escola.

Objetivos
possibilitar a construção de modelos pedagógicos pelos professores e licenciando, ensinar praticas adequadas para construção, avaliação e aplicação do material didático produzido

Justificativa
Quando a ênfase da educação é voltada ao ensino, o professor se torna o protagonista, tendo como função oferecer instruções e transmitir todo seu conhecimento. Como peritos na exposição do conteúdo e, em consequência, acredita serem eles os responsáveis pelos resultados obtidos (DalPai, et al., 2012 ). O aluno precisa ser visto como um agente ativo no processo de ensino e aprendizagem e o estímulo dos alunos em sala de aula através de novas metodologias podem ser capazes de auxiliar diretamente este processo. Em uma tentativa de transmitir ao aluno toda base deste conhecimento, o desafio acadêmico deveria ir muito além da fixação das ideias de um texto. Modelos didáticos, por representarem bidimensionalidade ou tridimensionalidade de modo macroscópico, demonstrando muitas vezes, estruturas e funções, permitem um entendimento mais fácil e completo de fenômenos microscópicos que poderiam ser compreendidos apenas de forma abstrata (GARWIN, 1996). Acreditamos que no estudo adequado das disciplinas de ciências, além das aulas teóricas, as aulas práticas deveriam ser mais completas com a utilização de peças anatômicas, observação de lâminas histológicas, manuseio dos modelos bi e tridimensionais e até mesmo a prática de jogos pedagógicos. Estas metodologias são de suma importância para uma compreensão adequada da dinâmica do desenvolvimento embrionário, das processos fisiológicos e bioquímicos do organismo por exemplo. No entanto, nas aulas de biologia raramente os professores possuem um material que permita ter uma noção tridimensional dos eventos adequados, tanto na universidade como no ensino médio e fundamental quando se inicia o contato do aluno junto as temáticas do corpo humano. Além do lado visual, é importante que o estudante manipule o material, visualizando-o de vários ângulos, consequentemente melhorando sua compreensão sobre o conteúdo abordado (ORLANDO, et al., 2009). Uma prática não exclui a outra. Portanto, não basta ao aluno saber identificar determinada estrutura se ele não acompanha mentalmente a dinâmica de suas formação, sua morfologia e seu funcionamento. Por outro lado, se o aluno se ativer somente à teoria, a aprendizagem se tornará mais difícil e muitas vezes, menos prazerosa (ASMANN & CIPRIANI, 2002). Com a observação de lâminas e fotos em microscopia eletrônica nas aulas práticas, o professor poderá fornecer aos alunos situações onde possam comparar estruturas apontadas por eles nos modelos tridimensionais com as fotos apresentadas nos livros didáticos (Oliveira, 2005). Existem algumas empresas que comercializam, no Brasil e no exterior, modelos feitos de diversos tipos e materiais (resina, gesso, polímeros), entretanto, estes modelos costumam ter um alto custo, e normalmente a sua disponibilidade e diversidades são limitadas e, frequentemente, podem conter erros conceituais (Ceccantini, 2006), ou não se adaptarem a realidade a unidade escolar. Esta dificuldade em encontrar um modelo adequado tem levado alguns professores há uma trajetória em busca de produzir o seu próprio material didático.

Beneficiário
professores do ensino básico, fundamental e médio de alfenas e região, licenciandos de Ciências Bológicas e demais pessoas interessadas