USOS PEDAGÓGICOS DO CINEMA E AUDIOVISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Apresentação
O cinema é um fenômeno social que incita importantes discussões e recupera aspectos culturais, artísticos e sociais presentes nos filmes, estabelecendo relações pertinentes entre estas questões e o mundo contemporâneo. Tendo em vista isso, o presente projeto pretende articular reflexões acerca das produções audiovisuais em geral e do cinema em particular, desenvolvidas no âmbito da sociologia da arte, com os processos de ensino aprendizagem das ciências humanas na rede pública de ensino, de forma a desenvolver diversas atividades de formação, divulgação, debates e usos da pesquisa no processo formativo de discentes da rede pública, discentes de licenciaturas e docentes. As atividades se darão em formato híbrido, contemplando atividades e eventos através de plataformas remotas e presenciais (atendendo a critérios de segurança epidemiológica vigentes).

Objetivos
i) Desenvolver atividades que fomentem e qualifiquem a utilização da linguagem audiovisual como recurso didático junto a professores da rede pública, discentes de licenciatura e educadores populares vinculados a coletivos culturais e políticos sobre possíveis usos da linguagem fílmica como recurso didático (ver PREAE 5473 no CAEX); ii) Organizar circuitos de discussão de filmes em ambientes de ensino; articulando o diálogo entre discentes da licenciatura em ciências sociais com ambientes de ensino, com especial atenção à rede pública e espaços de formação popular; iii) Desenvolver práticas diversas de uso do cinema como instrumento de ensino, considerando seus aspectos formais e de conteúdo, seu potencial de pesquisa (na dupla condição de pesquisa apontada por Pedro Demo: como princípio empírico e como princípio científico) e seu caráter potencialmente didático; iv) Articular e compartilhar práticas inter-institucionais de uso do cinema e do audiovisual como instrumento didático; v) Fomentar a qualificação da aplicação da Lei 13.006, de 26 de junho de 2014; vi) Fomentar indiretamente a criticidade do público no consumo de produções audiovisuais; vii) Formar multiplicadores, o que se dá através da capacitação de profissionais responsáveis pela formação de estudantes; viii) Introduzir questionamentos metodológicos do tratamento do material cultural como fonte de conhecimento da realidade social; ix) Potencialmente fomentar a criação e/ou participação de cineclubes pelas pessoas que frequentarão os cursos e espaços formativos; x) Difundir direta e indiretamente uma cultura audiovisual que amplie as perspectivas de pessoas em formação.

Justificativa
Além da necessidade de implementação da nova legislação, acreditamos que, ao valorizar a potencialidade do cinema como ferramenta didática para o trabalho na educação básica e popular, enfatizamos como ele pode atuar em benefício da necessidade de dinamização das práticas de ensino-aprendizagem em diversos componentes curriculares. Esta proposta tem o mérito de possibilitar uma abertura para experiências que apontem para a reflexão crítica, indo além da memorização abstrata de conteúdos. Propomo-nos utilizar o cinema como instrumento para capacitar o corpo docente a envolver educadoras(es) e educandas(os) em debates e reflexões sobre a cultura e a vida social. Deste modo, estudantes poderão estender o seu conjunto de competências e habilidades para a compreensão da linguagem cinematográfica e audiovisual de um modo geral, bem como da própria realidade abrangente na qual se inserem, fazendo-o em diálogo com as reflexões próprias das ciências humanas. De tal maneira, o potencial transformador dessa proposta se apresenta sob duas perspectivas: de um lado, pela ampliação da capacidade dos multiplicadores em compreender e posicionar-se diante dos graves problemas sociais contemporâneos, estimulando uma postura crítica ante a realidade; e, de outro, por oportunizar a aquisição de saberes sobre uma forma de linguagem complexa que agrega diversas outras matrizes expressivas – poesia, música, literatura, fotografia, teatro etc– e que tem apresentado comprovado benefício para a formação intelectual e humana de estudantes (SOUZA, 2016). Identificamos também, ao longo dos últimos anos de pesquisa e com a realização de diversas atividades de extensão, a necessidade de atuar na formação de público para o cinema. Apesar de vivermos em uma época de grande produção imagética e aumento das produções, percebemos nas nossas atividades um relativo desconhecimento da história do cinema, especialmente o cinema nacional e latino-americano. Esse fenômeno reflete discussões hoje clássicas sobre o consumo de cinema no país e na América Latina (GETINO, 1990; GOMES, 2016), que apresenta uma situação de dependência da produção estadunidense de Hollywood. O projeto propõe-se também a sensibilizar o público em relação a essa história, além de buscar compreender o cinema inserindo-o nas contradições do nosso tempo. Nesse sentido, contribui também para a formação de público crítico e incentivo ao resgate das atividades cineclubistas.

Beneficiário
Discentes de licenciaturas, docentes da rede pública de ensino, educadoras(es) populares vinculadas(os) a coletivos culturais e/ou políticos diversos e agentes culturais