VACINA & AÇÃO

Apresentação
O projeto Vacina & Ação é um projeto do PET Farmácia que vem sendo desenvolvido desde 2019 e foi aprovado pelo CLAA entre as atividades previstas no planejamento do grupo. O principal enfoque do projeto está na conscientização da população sobre a importância e segurança das vacinas e no incentivo da vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme calendário vacinal e orientações dos órgãos sanitários do Brasil e internacionais. Serão desenvolvidas atividades educativas para conscientização da população a respeito da importância da imunização infantil, de adolescentes e de adultos contra todas as doenças imunopreveníveis, com ênfase na vacinação contra COVID-19. Estas ações poderão influenciar positivamente no perfil epidemiológico das doenças preveníveis por vacina, inclusive a COVID-19. O desenvolvimento destas atividades é motivado também pelo importante papel da Universidade na difusão de conhecimentos científicos para a sociedade.

Objetivos
• Produzir de material informativo sobre a segurança, importância e eficácia dos imunizantes contra SARS-CoV-2, destacando a necessidade da aderência à imunização para o sucesso no combate da epidemia de COVID-19; • Realizar atividades educativas para conscientização da população a respeito da importância da imunização infantil, de adolescentes e de adultos contra todas as doenças imunopreveníveis; • Orientar o público a respeito das vacinas necessárias de acordo com a faixa etária, enfatizando a importância da manutenção do calendário de vacinação em dia; • Esclarecer dúvidas dos indivíduos com esquema vacinal incompleto e estimulá-los à completar o esquema vacinal, inclusive contra a COVID-19.

Justificativa
Apesar dos números inegáveis que demonstram a eficácia e importância da vacina, cresce o número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, fomentando um movimento perigoso que pode trazer de volta doenças como o sarampo, a poliomielite, entre outras. Embora essas doenças não acontecerem mais no nosso território, elas ainda são endêmicas em outros países e não vacinar as crianças aumenta as chances dessas doenças voltarem a ser um problema de saúde pública. Além disso, o contexto atual vivido pelo mundo todo devido à pandemia de COVID-19 aponta a vacinação como a principal aliada da ciência na proteção individual e coletiva capaz de contribuir para a redução de mortes e sequelas decorrentes da infecção por SARS-COV-2 na população mundial. Em tempos de excesso de informações e superficialidade de conteúdo, muitas pessoas em todo o mundo vêm aderindo a um movimento conhecido como anti-vacina, mesmo diante de um cenário de pandemia sem precedentes nos últimos 100 anos. Seja por questionarem a segurança da vacina, por temerem os efeitos colaterais, ou por acreditarem que não estão suscetíveis às doenças, estes grupos estão crescendo cada dia mais, levando países desenvolvidos, como a Itália, a se depararem com surto de doenças há muitos anos erradicadas, como o sarampo. E mais recentemente, a hesitação em relação à vacina contra COVID-19 também tem sido relatada em alguns países, inclusive no Brasil. Especialistas explicam que a vacina, como qualquer outro medicamento, pode trazer eventos adversos, porém, estes são infinitamente mais leves do que as doenças e suas possíveis sequelas. Entretanto, vários estudos têm associado a hesitação vacinal à falta de informação ou a informações incorretas divulgadas para a população, principalmente por meio das redes sociais. Sendo assim, a implementação de ações educativas, que levem o conhecimento científico de maneira clara e adequada à população pode contribuir para o esclarecimento a respeito da importância da vacinação, incentivando as pessoas a manterem o calendário de vacinação em dia, inclusive os grupos prioritários para vacinação contra a COVID-19. Por fim, ressalta-se que ao oferecer informações de qualidade, com princípios científicos, com abordagem de fácil entendimento fundamentada no cenário atual, o presente projeto poderá contribuir não somente para o aumento do conhecimento da população sobre a importância e a segurança da vacinação como também para a redução da disseminação de informações falsas e da hesitação vacinal. Além disso, contribuirá para a formação de recursos humanos, oferecendo aos discentes participantes do projeto, a oportunidade de ampliação e aplicação de conhecimentos relacionados a diferentes disciplinas do curso de Farmácia, favorecendo a integração do ensino, da pesquisa e da extensão.

Beneficiário
Público em geral.