USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS (URM)

Apresentação
O projeto será desenvolvido pelo PET Farmácia, inicialmente em modo remoto devido ao contexto pandêmico atual e a partir do segundo semestre, presencialmente. Sua execução consta no planejamento do PET Farmácia 2022, o qual foi aprovado pelo CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET).O objetivo principal é promover o uso racional e multiplicar informações sobre os cuidados com os medicamentos, tendo como público alvo, estudantes da UNIFAL-MG e indivíduos da comunidade externa, jovens, adultos e idosos. A metodologia utilizada será interativa, fundamentada no trabalho em grupo, com troca de conhecimentos e saberes. Serão desenvolvidas atividades educativas como postagens nas redes sociais, palestras, cursos ou oficinas sobre o URM e cuidados com os medicamentos, com espaço aberto para debate e esclarecimento de dúvidas, de acordo com as demandas da sociedade.

Objetivos
Realizar e oferecer cursos e palestras para estudantes da Universidade Federal de Alfenas e membros da comunidade externa acerca de temas relacionados ao uso correto de medicamentos, com ênfase na automedicação; Desenvolver atividades educativas por meio das redes sociais e distribuição de materiais educativos em locais públicos, a fim de atingir a comunidade interna e externa à UNIFAL-MG e sensibilizá-la quanto ao tema em questão. Contribuir para a conscientização do público atingido sobre o uso racional de medicamentos e sua importância; Promover a troca de conhecimentos e saberes entre os acadêmicos do PET e comunidade atingida..

Justificativa
Muitos dos agravos à saúde são decorrentes do hábito de consumo demasiado de medicamentos, falta de informação e muitas vezes inexistência de cuidados e atenção ao paciente. Diante do exposto, é evidente que a população carece de orientações sobre o uso racional de medicamentos. O uso racional de medicamentos pode levar a uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A população deve saber que o mesmo medicamento que é capaz de curar, também pode ocasionar sérias consequências à saúde do usuário e, em casos extremos, a morte. Atualmente, cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente e os hospitais gastam de 15 a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas pelo mau uso dos mesmos. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o uso racional de medicamentos não depende só dos profissionais da saúde, mas também dos pacientes, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, entre outros. Os profissionais e estudantes da área da saúde devem estar atentos aos riscos/benefícios associados ao uso dos medicamentos, pois situações que confrontam o uso correto dos medicamentos podem impedir que estes atinjam sua máxima eficácia com a devida segurança, além de causar danos à saúde. Em 2021, por meio de um questionário enviado aos estudantes da UNIFAL-MG foi possível verificar que entre os estudantes entrevistados que praticam a automedicação, mais de 50% faz uso sem qualquer orientação profissional. entre os medicamentos mais utilizados se destacaram os analgésicos, os anti-inflamatórios, os antibióticos e os antidepressivos. Estes dados motivaram a inclusão destes estudantes entre o público alvo deste projeto, com ações voltadas especificamente para a automedicação. Além disso, cabe destacar que Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 29% dos óbitos ocorridos no Brasil são provocados por intoxicação medicamentosa e 15% a 20% dos orçamentos hospitalares são utilizados para tratar complicações causadas pelo mau uso de medicamentos. Diante do exposto, é evidente que a população em geral carece de orientações em termos de prevenção e promoção do uso racional de medicamentos. Por essa razão o presente projeto envolverá também a população externa à UNIFAL-MG.

Beneficiário
Estudantes da UNIFAL-MG e população em geral com acesso às redes sociais, usuários dos serviços de saúde oferecidos pela UNIFAL-MG.