”FORMATIO CONVIDA: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM DIÁLOGO COM O GRUPO DE PESQUISA"

Apresentação
O Grupo de Estudos e Pesquisas FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente assume sua identidade de grupo de pesquisa criado no ano de 2017, credenciado no CNPQ, numa perspectiva multidisciplinar e dialógica com foco a concentrar aprofundamentos na temática sobre formação e a profissionalidade docente nas áreas de conhecimento q contemplem o processo inicial e permanente da construção de conhecimento dos docentes. Este projeto visa integrar ações de pesquisa e extensão a fim de estabelecer aprofundamentos e trocas por meio do diálogo entre alunos e alunas que estão em processo de estudos na Universidade, com professores, alunos egressos, que já se formaram e profissionais q estão em pleno exercício nas redes públicas e privadas, bem como com a comunidade externa a Universidade. Pretende-se estabelecer diálogos a partir de relações em rede entre os pesquisadores, as pesquisadoras da Universidade Federal de Alfenas MG, bem como professores de outras Instituições Nacionais

Objetivos
- Desenvolver estudos sobre formação docente pautados nos objetos de conhecimento do Grupo de Pesquisa Formatio Processos na Formação e Profissionalidade Docente. - Fortalecer a formação teórico - metodológico dos participantes em formação e dos pesquisadores e das pesquisadoras. - Estabelecer relações para desenvolver projetos de pesquisa e extensão de maneira integrada.

Justificativa
Formar professores é um trabalho de enorme complexidade e importância, desenvolver ações integrando Universidade e Comunidade Profissional se faz de grande valia para que possamos avançar e colaborar com a qualidade dos processos de formação dentro e fora da Universidade. Este projeto irá desenvolver estudos, diálogos, discussões e análises com foco em diversas temáticas em que o eixo condutor seja a formação docente, considerando a reflexão sobre a prática e os saberes do campo.

Beneficiário
Comunidade Acadêmica da Unifal e Comunidade Externa – Alunos e alunas, professoras e professores, pesquisadores e pesquisadoras, profissionais em exercício que atuam nas redes públicas e privadas de Alfenas MG e outras cidades do Sul de Minas e do Brasil.