EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Apresentação
O Programa Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, reunindo diversas parcerias em uma iniciativa conjunta e interdisciplinar inédita em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e demais Políticas Públicas, almejando a curricularização da extensão, visa promover a educação socioambiental por meio da integração dos seus componentes, numa perspectiva emancipatória, educativa e cidadã, orientada pelos princípios da sustentabilidade, autonomia e inclusão dos público participante como agentes essenciais para a transformação da realidade regional e o exercício da cidadania. As ações desenvolvidas buscam unificar o ensino, a pesquisa e a extensão, no sentido de desencadear processos de reflexão e superação de problemas socioambientais que envolvam as comunidades interna e externa. Os temas contemplam a educação ambiental na disposição e destino adequado de resíduos sólidos, estímulo à adoção de padrões de consumo sustentável e preservação ambiental.

Objetivos
I. Promover a comunicação e o conhecimento sobre a Sustentabilidade Ambiental no âmbito das escolas e comunidades do entorno, por meio do incentivo à coleta seletiva, troca de conhecimentos e experiências sobre a segregação de resíduos. II. Promover ações educativas através de oficinas, práticas de compostagem, horta orgânica e fomento a reciclagem que estimulem a comunidade local na prática da Sustentabilidade Ambiental. III. Apoiar e incentivar a modificação de hábitos da comunidade em relação à educação ambiental para que levem os conhecimentos adquiridos nas oficinas aos seus familiares e vizinhos, tornando-se formadores de opinião e multiplicadores do conhecimento. IV. Produzir conjuntamente materiais educativos sobre o tema, fortalecendo a comunicação educativa sobre sustentabilidade ambiental considerando a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Divulgando tais materiais educativos para a comunidade em geral. V. Promover a economia solidária, melhorando a renda e qualidade de vida da população. VI. Fortalecer o sentimento de pertencimento promovendo e incentivando a autonomia para a continuidade e manutenção dessas ações nas comunidades. VII. Participação em eventos de Extensão (Congressos, Simpósios, Mesa Redonda e Encontros) com os alunos bolsistas.

Justificativa
A globalização impulsionada pela construção civil e novas tecnologias marcam uma nova era mundial. Assim, um dos maiores desafios dessa nova sociedade é o equilíbrio entre a geração excessiva dos resíduos sólidos e o gerenciamento adequado dos mesmos. Ou seja, ao mesmo tempo em que as cidades vão se desenvolvendo, a geração de resíduos também se desenvolve, porém, de forma exponencial e na maioria das vezes sem uma destinação final adequada, acarretando em problemas de diversas magnitudes para o meio ambiente. O Programa Educação Ambiental Cidadania e Sustentabilidade, visa promover o correto tratamento e destino final dos resíduos sólidos e orgânicos; destinar os materiais recicláveis a cooperativas que comercializam esses materiais; fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, hortas comunitárias visando sensibilizar a comunidade de Poços de Caldas para uma mudança de valores, comportamento, ética, hábitos e atitudes com relação às questões sociais e ambientais. Faz parte integrante deste Programa a produção conjunta de material informativo, em linguagem de fácil acesso, versando sobre os temas tratados, como possibilidade de atingir uma abrangência maior de pessoas com o conhecimento adquirido. Como resultados esperados, além do conhecimento conjunto adquirido nos projetos, espera-se oferecer ao público participante a possibilidade de melhores condições de vida e a conscientização de que podem ser agentes multiplicadores, levando às suas casas e aos amigos o conhecimento adquirido sobre a Cidadania, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Beneficiário
Escolas públicas, privadas e moradores de comunidades de Poços de Caldas-MG, em especial pessoas em fragilidade econômica e social.