CANAL VIDA DO LIXO

Apresentação
Políticas públicas de gestão de resíduos urbanos precisam estar associadas a programas de informação e educação ambiental voltados à temática. Logo, para avançarmos como sociedade, precisamos apresentar à sociedade os conhecimentos acadêmicos e práticos modernos. A divulgação de conhecimento tem esse potencial para dialogar com toda a sociedade; e nos dias de hoje, o meio mais eficaz para alcançar uma grande quantidade de pessoas é a internet. Assim, com a finalidade de ampla divulgação de conhecimento para dialogar com a sociedade de forma a esta tomar consciência e colaborar com a gestão dos resíduos sólidos urbanos, este projeto propõe a criação do canal digital Vida Do Lixo.

Objetivos
Nossos objetivos específicos de curto e médio prazo: a) Produzir uma série de vídeos curtos sobre toda a temática dos resíduos sólidos urbanos; b) Publicar esses vídeos em sites, redes sociais e em plataformas de compartilhamento; c) Levar a um público leigo o conhecimento prático e acadêmico em linguagem acessível; d) Incentivar a participação social; e) Capacitar os discentes envolvidos nos temas do projeto, no uso de ferramentas de mídia digital, e despertar a responsabilidade social. Nossos objetivos específicos de longo prazo: a) Produzir uma série de áudios curtos sobre toda a temática dos resíduos sólidos; b) Publicar esses áudios em podcasts e rádios; d) Produzir uma série de charges sobre toda a temática dos resíduos sólidos; e) Publicar essas charges em revistas e jornais; e) inicia a ação Agentes da Vida do Lixo.

Justificativa
A população brasileira praticamente desconhece o tema da coleta seletiva. Assim, associada aos serviços públicos de coleta de RSU, a gestão dos RSU deve abranger políticas públicas que fomentem a redução, reuso e reciclagem dos RSU aliadas a programas de informação e educação ambiental voltados à temática. Logo, para avançarmos como sociedade, precisamos apresentar à sociedade os conhecimentos acadêmicos e práticos modernos. A divulgação de conhecimento tem esse potencial para dialogar com toda a sociedade, levando conhecimentos para toda a sociedade. A divulgação não deve ser pelo simples fato de divulgá- la, mas deve ter como objetivo o seu alcance. Por alcance entende-se a quantidade de pessoas que receberão esta informação, e quanto deste conhecimento será assimilado por estas. Nos dias de hoje, o meio mais eficaz para alcançar uma grande quantidade de pessoas é a internet. Assim, com a finalidade de ampla divulgação de conhecimento para dialogar com a sociedade de forma a esta tomar consciência e colaborar com a gestão dos RSU, este projeto propõe a criação do canal digital Vida Do Lixo.

Beneficiário
Cooperativas de catadores , mas de forma geral, toda a sociedade.