EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS E COMUNIDADES DE POÇOS CALDAS -MG

Apresentação
A quantidade de resíduos sólidos urbanos e a falta de um gerenciamento adequado, tornou-se motivo de grande preocupação do mundo moderno. O primeiro grande passo brasileiro quanto à gestão dos resíduos, foi à criação da Lei nº 12.305/2010, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este Projeto intitulado Educação Ambiental Voltadas à Sustentabilidade em Escolas e Comunidades de Poços de Caldas - MG envolverá os alunos dos cursos de Engenharia em ações socioeducativas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando conscientizar o público participante no reaproveitamento e redução na geração de resíduos sólidos. Promovendo a transformação social, transmitindo conhecimento para o seu círculo de relações, compartilhando realidades diferentes, fomentando o ensino e a aprendizagem mútua, que levam a mudança de comportamento, propiciando autonomia e despertando nos envolvidos maior consciência sobre as questões ambientais

Objetivos
I. Realizar uma agenda anual de oficinas, diálogos e participação em eventos; processo de formação interna para os alunos extensionistas; II. Articular grupos que trabalham com a temática ambiental dentro e fora da Universidade Federal de Alfenas/ UNIFAL-MG e assessorar para a criação de novos núcleos; III. Promover a comunicação e o conhecimento sobre a Sustentabilidade Ambiental no âmbito das comunidades do entorno, por meio do incentivo à coleta seletiva, troca de conhecimentos e experiências sobre a segregação de resíduos; IV. Apoiar e incentivar a modificação de hábitos da comunidade em relação à educação ambiental para que levem os conhecimentos adquiridos nas oficinas aos seus familiares e vizinhos, tornando-se formadores de opinião e multiplicadores do conhecimento; V. Promover ações educativas através de oficinas, práticas de compostagem, horta orgânica e fomento a reciclagem que estimulem a comunidade local na prática da Sustentabilidade Ambiental; VI. Produzir conjuntamente materiais educativos sobre o tema, fortalecendo a comunicação educativa sobre sustentabilidade ambiental considerando a Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Divulgando tais materiais educativos para a comunidade em geral; VII. Desenvolver um plano de divulgação dos conhecimentos gerados ao longo de todo esse processo por meio da internet, das mídias sociais, de materiais informativos e workshops; VIII. Promover a economia solidária, melhorando a renda e qualidade de vida da população; IX. Fortalecer o sentimento de pertencimento promovendo e incentivando a autonomia para a continuidade e manutenção dessas ações nas comunidades; X. Promover a cidadania, bem como valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, aliadas ao respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente. Temas que serão abordados no Projeto de Extensão: • Sustentabilidade Ambiental. • Educação Ambiental. • Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Domésticos e Eletrônicos • Identificação, caracterização e disposição dos resíduos sólidos. • Coleta seletiva. • Reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos sólidos.

Justificativa
A extensão universitária é uma ação integrante do processo de formação acadêmica que acontece por meio de troca de experiências relacionadas a uma realidade social e tem por finalidade buscar a reflexão crítica de ações acadêmicas frente às demandas sociais e à formação de profissionais com o pensamento de transformação social.(FORPROEXT, 2006) Na Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018, se estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Essa normativa define conceitos, diretrizes e princípios para a Extensão em todo o sistema de Educação Superior do país (público, privado e comunitário), bem como estabelece parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações extensionistas. Passam a ser consideradas ações extensionistas aquelas que envolvam diretamente as comunidades externas às Instituições de Educação Superior (IES) e que estejam vinculadas à formação do estudante. A Extensão Universitária possibilita a troca de experiências relacionadas à realidade social que leva a reflexão crítica de ações acadêmicas frente às demandas sociais e à formação de profissionais com o pensamento de transformação social. Os Trabalhos de Extensão Universitária voltados à sustentabilidade visam promover nos alunos que cursam engenharia o seu crescimento na formação acadêmica, melhorando suas atitudes e postura profissional, favorecendo a interação com novas realidades e com outros contextos sociais e, principalmente, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desenvolver no aluno universitário de hoje, o potencial para atuação em empresas promovendo a formação de lideranças e multiplicadores de conhecimentos. As atividades específicas de cada aluno contemplam: a) Aprofundar-se nos temas; b) Elaborar materiais de cunho pedagógico e de materiais informativos em linguagem de fácil acesso que contribuam para o conhecimento; c) Articular e sensibilizar situações ligadas à sustentabilidade que promovam ações conscientes e de melhorias da condição social; d) Considerar os questionamentos e as colocações dos participantes nas oficinas e estimular nas práticas socioeducativas maneiras de contribuir para melhorias das condições de vida; e e) Participar de atividades relacionadas à Extensão Universitária, como congressos. Nos dias atuais, a questão ambiental tem sido um tema cada vez mais abordado na sociedade por conta da preocupação com a preservação de recursos naturais e redução da degradação feita pelo homem no meio em que vive. Um dos maiores problemas enfrentados pelos países atualmente é a geração de resíduos sólidos. A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos se remete à destinação adequada e a minimização da geração dos resíduos sólidos através da redução na fonte geradora, além de novas tecnologias para o reaproveitamento e a reciclagem destes resíduos, que são fundamentais para o progresso dessa gestão. Junto a isso, a Educação Ambiental se torna um tópico de grande relevância nos debates atuais para uma melhor discussão sobre o tema. O primeiro grande passo brasileiro quanto à gestão dos resíduos foi à criação da Lei nº 12.305 de 2010, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir disso, o presente Projeto de Extensão visa promover ações de Educação Ambiental voltada à Sustentabilidade por meio das mídias sociais vídeos educativos, oficinas expositivas e interativas, materiais informativos e workshops com alunos de escolas públicas e moradores de comunidades na Cidade de Poços de Caldas-MG, em especial pessoas em fragilidade econômica e social. O processo de intervenção privilegia encontros e oficinas com o público-alvo e reuniões com os alunos participantes, tendo presente que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 2006). A partir da troca de experiências, buscando a participação colaborativa de todos os envolvidos, o objetivo será replicar esses materiais para outros públicos interessados. O desenvolvimento do Projeto de Extensão dará condições para que público participante, colabore e participe de forma efetiva com a sociedade, ao despertar nestes futuros profissionais, através das experiências vivenciadas, o senso de cidadania e responsabilidade ambiental. Desta forma, espera-se a conscientização da problemática ambiental das pessoas envolvidas, mudança de hábitos prejudiciais ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no local e nas proximidades trazendo possibilidades de compartilhar realidades diferentes e de fomentar o ensino e a aprendizagem mútua, que levam à mudança e a ação transformadora, proporcionando autonomia na comunidade.

Beneficiário
Escolas públicas, privadas e moradores de comunidades de Poços de Caldas-MG, em especial pessoas em fragilidade econômica e social.