DECOMPONDO: NÚCLEO RECICLA VIDAS COOPERSUL

Apresentação
O projeto, que se iniciou em 2016, dará prosseguimento às suas atividades junto a Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas Ltda (Coopersul). Trata-se de uma ação sócio-educativa, visando o manejo de resíduos sólidos orgânicos (RSOs) com fins de produção de composto orgânico sólido e líquido, em um pátio de compostagem de pequeno porte já estabelecido como resultado deste projeto em 2021. Os RSOs serão coletados por trabalhadores da Coopersul, e processados nas leiras já em atividade. Além da produção e venda do composto para geração de renda aos cooperados, o espaço passará a desenvolver atividades didáticas voltadas para a cidadania e sustentabilidade. Uma agenda para visitação, tanto do pátio de compostagem quanto da cooperativa, permitirá o desenvolvimento de rodas de conversa, oficinas, mini-curso e vivências de mutirão. O projeto também contribuirá na promoção de práticas de compostagem em diferentes contextos (escolar e comunitário).

Objetivos
1) Gerar renda para os cooperados.; 2) Buscar parcerias para escoamento do composto; 3) Promover ações de educação ambiental junto ao pátio de compostagem e à Coopersul; 4) Promover campo de estágio para estudantes de instituições de ensino superior na área ambiental

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas em risco social e econômico, proliferação de animais indesejáveis, promoção de doenças, etc. Ainda que hajam iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o projeto justifica-se ao considerarmos a alta produção de RSO em estabelecimentos comerciais e residenciais a falta de uma gestão adequada por parte do poder público municipal. Em 2021, o projeto pode destinar adequadamente mais de 30 toneladas de resíduos orgânicos, provenientes de um serviço prestado pela Cooperativa ao hospital da Unimed. Fruto deste serviço, mais de 30 toneladas de resíduos orgânicos, triados na origem, foram destinados ao pátio de compostagem implementado pelo projeto. Além do pátio estar adequado ao regime de deposição (3 ton/mês), e operante quanto à mão de obra e logística de insumos, é necessário que o material já decomposto (estimado em 15 toneladas aproximadamente), seja peneirado, ensacado, rotulado e escoado para venda, de forma que o benefício financeiro, já iniciado no final de 2021, seja amplificado neste ano. Além disso, e como fator que agrega ao impacto do projeto, há ainda a sensibilização do público visitante (instituições públicas de ensino) ao tema da gestão dos RSOs, caracterizando o viés da educação ambiental, uma vez que promove a reflexão, a mudança de atitudes e o protagonismo cidadão. A visualização prática do processo, da deposição ao composto maturado, estimula as pessoas a refletirem e a adotarem comportamentos mais sustentáveis em suas realidades, mesmo que em escalas menores. Neste sentido, o trabalho na Coopersul é estratégico se considerarmos a novidade que a gestão de resíduos orgânicos agrega, fechando o ciclo de dois volumes de resíduos (seco e orgânico), de alto impacto sobre o meio ambiente. A continuidade deste projeto, bem como o aumento de seu escopo, devido ao vínculo com o programa "Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade", certamente aumentará ainda mais a auto-estima dos trabalhadores da cooperativa, bem como estreitará este trabalho com a comunidade local.

Beneficiário
Cooperados da Coopersul e estudantes de instituições públicas de ensino (federal, estadual e municipal).