DOENÇAS VIRAIS EMERGENTES: INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE.

Apresentação
Nos últimos anos, tem-se observado a ocorrência de novas doenças, bem como o aparecimento de doenças tidas como erradicadas ou eliminadas, as chamadas doenças emergentes e reemergentes. As doenças emergentes são as que surgem com impacto significativo sobre o ser humano, devido a sua gravidade em acometer órgãos e seus sistemas principais e potencialidade de deixar sequelas limitadoras ou até mesmo morte. As doenças reemergentes indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a apresentar ameaça a saúde humana (BRENNER DJ.; MAYER LW, CARLONE GM, HARRISON LH et al, 2018). O ressurgimento dessas enfermidades é bastante interpretado como a falta do desempenho dos setores de saúde ou mesmo as más condições sanitárias do país. Entretanto, deve-se visar uma compreensão mais ampla em relação a esse problema, englobando a dinâmica do processo infeccioso, bem como as mutações ocorridas nos micro-organismos, até a possibilidade de manipulação de agentes infecciosos para o desenvolvimento de armas biológicas (WHO -World heath organization, 2017). Alterações climáticas, uso indiscriminado de antibióticos e qualquer atividade que atinja o meio ambiente diretamente ou indiretamente, como o crescimento e assentamento populacional, também propicia a disseminação dessas doenças, logo, o conhecimento acerca desse assunto é de extrema importância de deve ser disseminado para o maior público possível. Nesse contexto, o projeto “Doenças virais emergentes: o amplo aspecto da incidência na sociedade” vinculado à LAEP pretende realizar ações que visem a aquisição e difusão de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema e sua epidemiologia, a fim de promover a prevenção e a educação em saúde para a população. É uma ação de caráter educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da Extensão Universitária, viabilizando uma relação dialógica entre Universidade e Sociedade na construção da saúde coletiva.

Objetivos
Proporcionar a vivência teórico-prática por meio de ações de extensão universitária. Fomentar o pensamento crítico, reflexivo e científico por meio da divulgação de temas relacionados às doenças virais emergentes e reemergentes. Promover ações que visem a aquisição de conhecimento teóricos e práticos sobre doenças virais emergentes e reemergentes por parte de discentes da Unifal-MG e comunidade em geral. Contribuir para a formação de discentes da Unifal-MG, especialmente futuros profissionais de saúde.

Justificativa
O estudo das doenças virais emergentes e reemergentes exige não apenas a compreensão de sua história natural, mas também de seu impacto no sistema de saúde, dado que são doenças para as quais os serviços de saúde diminuíram sua atenção e prontidão. Ele é necessário para garantir a atenção à saúde com integralidade e efetividade, contribuindo para a promoção, prevenção, diagnóstico e atenção curativa necessária e oportuna.

Beneficiário
Discentes e docentes do ensino superior; Profissionais da Saúde; Comunidade em geral.