LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM APRENDIZAGEM E INCLUSÃO - LEPAI

Apresentação
O LEPAI é um laboratório de estudos e pesquisas cadastrado no CNPq e desenvolve estudos e investigações na área da educação. Tem como objetivo o estudo, compreensão e desenvolvimento de ações pró inclusivas no campo educacional e social em geral. Desenvolve atividades de orientação de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação sobre o conceito de diferença e inclusão. Objetiva também o intercâmbio entre docentes e discentes de outras universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas, produções acadêmicas e organização de eventos sobre a temática proposta com vistas a contribuir na construção de conhecimentos na respectiva área. O LEPAI também promove encontros para estudos sobre aprendizagem e inclusão junto a comunidade em geral.

Objetivos
Por meio do LEPAI: - Estudar a respeito dos princípios e valores da inclusão. - Estudar e pesquisar sobre as possibilidades de aprendizagem levando-se em conta as singularidades dos aprendizes. - Compreender os processos de ensinar e aprender na perspectiva da educação inclusiva. - Desenvolver estudos sobre inclusão e diferença, sendo esta última uma característica de todo ser humano. - Colaborar na formação de profissionais da educação, da saúde e das demais áreas do conhecimento em prol de uma sociedade cada vez menos excludente. - Compartilhar ideias, vivências e ações sobre inclusão e acessibilidade. - Desenvolver estudos e discussões sobre direitos das menina e das mulheres na América Latina, África e Ásia.

Justificativa
Os dados mostram-nos que, em 2010, houve efetivamente o crescimento das ações inclusivas escolares, pois 75,8% dos alunos foram incluídos nas escolas públicas e 24,2% encontram-se nas escolas privadas, ou seja, na rede regular de ensino, ao invés de estarem matriculados em instituições especializadas, como antes acontecia. Já avançando para o censo de 2013 percebemos que o número de alunos com necessidades especiais cresceu de 820.433 matrículas em 2012 para 843.342 em 2013. “Esses números alcançaram 78,8% nas públicas e 21,2% nas escolas privadas, mostrando a efetivação da educação inclusiva e o empenho das redes de ensino em envidar esforços para organizar uma política pública universal e acessível às pessoas com deficiência (INEP, 2013)”. Especificamente no Ensino Médio, foi significativo o aumento de alunos com necessidades especiais incluídos em escolas de ensino regular comum. E ainda, segundo dados do INEP (2014) referentes ao ensino superior, “as matrículas de pessoas com deficiência aumentaram quase 50% nos últimos quatro anos, sendo a maioria em cursos de graduação presenciais. Em 2013 eram quase 30 mil alunos, enquanto em 2010 eram pouco mais de 19 mil”. A política nacional de educação, na perspectiva inclusiva, abrange a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e, também, o ensino superior. Portanto, são políticas que devem alcançar todas as pessoas com necessidades especiais em todo o país. Cremos que o LEPAI poderá colaborar junto à comunidade acadêmica da Unifal, bem como junto à comunidade local e regional para favorecer a formação continuada de profissionais da educação e da saúde, bem como promover informações que abarquem o público leigo acerca dos processos de inclusão das pessoas com deficiência.

Beneficiário
São beneficiários desse projeto: a comunidade acadêmica da Unifal (estudantes, docentes e técnicos), os profissionais da educação e da saúde, bem como qualquer pessoa que se interesse acerca das temáticas presentes. O projeto é aberto à comunidade em geral, sem restrições.