REFORSSE - REDE DE FORMAÇÃO PARA O PREPARO DE REFEIÇÕES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS NAS ESCOLAS

Apresentação
O ReFoRSSE - Rede de Formação para o preparo de Refeições Saudáveis e Sustentáveis nas Escolas e um projeto de pesquisa e extensão universitária, criado em 2021 como proposta em uma chamada de fomento à pesquisa na temática da sustentabilidade no Programa de Alimentação Escolar (PNAE). O projeto recebeu apoio do British Council, por intermédio da Brunel University em Londres e conta com uma equipe interdisciplinar. As ações de extensão desta proposta têm como objetivo criar uma Rede de Apoio à sustentabilidade no PNAE. Para isso, serão realizadas diferentes ações com os atores diretamente envolvidos no PNAE em municípios mineiros. A interface na pesquisa objetiva caracterizar o panorama do PNAE por meio da ótica dos diferentes atores e avaliar o impacto das participação na Rede de Apoio. Espera-se fortalecer a produção de refeições saudáveis e sustentáveis nas escolas, com reflexo sociais, na economia local e no meio ambiente, contemplando as três macro dimensões da sustentabilidade.

Objetivos
* Criar uma Rede de Apoio à sustentabilidade e saudabilidade da alimentação escolar; * Por meio da Rede de Apoio e das diferentes formas de saberes e conhecimento, construir ferramentas, estratégias e tecnologias sociais para fomentar a sustentabilidade em seu sentido mais amplo, envolvendo a dimensão social, econômica e ambiental; * Proporcionar ações de educação em: saúde, alimentar e nutricional, ambiental, equidade de gênero e em justiça social, com a participação direta e ativa da comunidade e acadêmicos de diferentes cursos; * Realizar interface direta com a pesquisa no cenário do PNAE, de modo a caracterizar as condições do Programa em diferentes municípios mineiros, o impacto das ações extensionistas e a construção de tecnologias sociais.

Justificativa
O projeto justifica-se devido à escassez de estudos direcionados para formação dos principais atores do PNAE, tendo em vista a inserção de temáticas importantes como alimentação e sustentabilidade ambiental e escolha das atividades ocupacionais, livres da segregação por gênero. Diante disso, se faz necessário uma constante atualização desses atores por meio de processos formativos e participativos, com enfoque em conhecimentos e experiências que direcionam para sustentabilidade da alimentação escolar, promoção da saúde e segurança alimentar aliadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Beneficiário
Nutricionistas atuantes no PNAE, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), professores e educadores da rede pública de educação, cantineiros escolares (manipuladores de alimentos), gestores da área da educação, estudantes e familiares, agricultores familiares e acadêmicos de cursos diversos.