BRINCAR É COISA SÉRIA: A BRINQUEDOTECA ENQUANTO UM ESPAÇO LÚDICO-EDUCATIVO

Apresentação
O Projeto “Brincar é coisa séria: a brinquedoteca enquanto um espaço lúdico-educativo” tem como objetivo proporcionar um espaço voltado ao lúdico que atenda às necessidades das crianças enquanto sujeitos brincantes que aprendem, se desenvolvem e criam culturas por meio do brincar, bem como se constituir como um espaço voltado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como foco a formação de profissionais da educação e da saúde e o brincar como eixo da formação da criança. A proposta pretende desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como eixos o brincar e a ludicidade promovendo a partir disso a formação dos nossos graduando, especificamente do curso de Pedagogia enquanto educadores lúdicos, bem como, a contribuição para a formação continuada dos professores que atuam com a educação das crianças de zero a dez anos. Um espaço que contribuirá para a interação entre as crianças e entre crianças e adultos e que poderá ser para ambos momentos formativos.

Objetivos
- prestar serviço à comunidade a partir do recebimento das crianças na brinquedoteca, bem como, assessorar as escolas que atendem crianças de zero a dez anos para a implantação de espaços lúdicos e também promover cursos visando à formação continuada dos profissionais que atuam nestas instituições; - desenvolver estudos sobre a produção de materiais e jogos lúdicos visando contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e adultos também; - formar recursos humanos a partir de uma formação mais ampla por meio da ludicidade aos nossos estudantes de graduação por meio de realização de estudos e projetos voltados para a formação dos profissionais da educação e da saúde.

Justificativa
O Laboratório de Brinquedos (LABRINQUE) da UNIFAL-MG denominado também como brinquedoteca, tem se constituído em um espaço para as crianças, ou seja, um espaço voltado aos seus interesses, considerando que a cidade não possui muitos espaços dedicados à infância, então, a brinquedoteca é uma das poucas opções existentes e que tem então preenchido uma lacuna muito importante quando pensamos nas possibilidades de recreação e lazer das crianças. O espaço também é muito procurado pelas instituições de educação infantil que atendem crianças de zero a cinco anos, bem como, pelas escolas de ensino fundamental que atendem as crianças na faixa etária entre seis e sete anos de idade, então, somado aos filhos dos funcionários da instituição, bem como, de crianças moradoras do entorno da universidade, este tem sido o público que a brinquedoteca tem atendido. Assim, tem se configurado como um território da infância, que acolhe as crianças e contribui por meio do brincar e da ludicidade com o desenvolvimento infantil e, neste caso, pode ser considerada como uma importante contribuição para o processo educacional, pois “a brinquedoteca é o espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente se desenvolver” (CUNHA, 2001, p.13). A brinquedoteca como um espaço que acolhe as crianças, que promove a autonomia, a criatividade, as múltiplas linguagens, a curiosidade, o imprevisto e a liberdade das crianças inscritas em uma Pedagogia e Sociologia da Infância que consideram a criança como um ser ativo, propositivo, participante e produtor de culturas. A criança tem o direito de brincar e a brinquedoteca assegura este direito. A Declaração dos direitos da criança de 1959 já apresentava este direito a partir do seu princípio sétimo considerando que “a criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”. E a Convenção sobre os direitos das crianças de 1989 vem afirmar este direito no seu artigo 31 assegurando que “os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias de sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística”.

Beneficiário
crianças, adultos, alunos de graduação. Pretende-se com este projeto beneficiar as crianças de zero a dez anos com as atividades propostas e o espaço que temos destinado ao brincar na brinquedoteca, professores, e alunos dos cursos de graduação da UNIFAL-MG