GRUPO DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE “TEORIA E PRÁTICA PARA O EXERCÍCIO DOS DIREITOS HUMANOS"

Apresentação
O projeto EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS “TEORIA E PRÁTICA PARA O EXERCÍCIO DOS DIREITOS HUMANOS” surge de uma parceria de um professor regente de Geografia que é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia com professores do curso de Geografia da UNIFAL. O objetivo do projeto é desenvolver com os alunos do ensino fundamental dos anos finais leitura, discussões e reflexões sobre a diversidade em suas várias esferas e por meio disso incentivar os alunos da educação básica a estudar para além do que as disciplinas escolares oferecem, tendo contato com teóricos e se aproximando do mundo universitário.

Objetivos
Aproximar os estudantes das produções científicas associadas as ciências Humanas; Ampliar a informação e discussão da valorização da diversidade; Ampliar o conhecimento e reflexão sobre a possibilidade de promover o fortalecimento dos direitos humanos, fomentar a inclusão e a igualdade; Reduzir a violência, discriminação, desigualdades e preconceitos sociais, sexuais, étnico-raciais e de gênero presentes na escola e na sociedade; Contribuir para a transformação social, o bem-estar e melhoria da sociedade por meio da leitura e debate de ideias; Colaborar para a formação de cidadãos críticos; Corroborar as ações da escola em prol da socialização de seus saberes para transformação e desenvolvimento social.

Justificativa
Esta iniciativa pretende evidenciar a importância de práticas educativas para o fomento, exercício e debate dos direitos humanos entre estudantes do ensino fundamental 02. Esta iniciativa ocorrerá através da discussão fundamentada sobre a diversidade dentro e fora do espaço escolar com a intenção de estimular reflexões relacionadas ao machismo, racismo e intolerância religiosa entre outros temas junto aos alunos pertencentes a Escola Estadual Dirce Moura Leite, no município de Alfenas-MG. Este projeto será desenvolvido por meio da leitura de autores clássicos e contemporâneos da sociologia, antropologia, história e geografia que buscam sensibilizar e incentivar posturas mais reflexivas, despertando o senso crítico nos estudantes do ensino fundamental 02.

Beneficiário
Alunos do Ensino Fundamental anos finais, mestrando do PPGeo e professores da Universidade