INTRODUÇÃO À REVISÃO SISTEMÁTICA

Apresentação
A revisão de literatura constitui um aspecto essencial à prática científica que se aplica a todas as modalidades de pesquisa desenvolvidas nas mais diversas áreas do conhecimento. A revisão sistemática representa uma modalidade ou ferramenta de estudo que investiga e compila a evidência científica em determinado campo do conhecimento a partir de rigorosos procedimentos metodológicos que orientam a busca de documentos científicos, seleção de estudos relevantes, extração e síntese de dados de interesse, interpretação crítica da informação, e elaboração de relatório final. Ao final do processo, a revisão sistemática permite delimitar a evidência acumulada sobre temas de interesse, relacionando-a com o estado da arte no qual a evidência se baseia. A partir de uma relação entre a evidência disponível e a qualidade dessa evidência, a revisão sistemática permite esclarecer dúvidas científicas de natureza teórica e prática, fomentando a adoção de condutas profissionais alinhadas com o conhecimento científico acumulado.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Esse tipo de estudo constitui-se na base para a realização dos estudos de metanálise, definidos como a análise de múltiplos estudos, incluindo técnicas estatísticas para agregar e contrastar os resultados dos diferentes estudos incluídos na revisão sistemática, sendo portanto, de grande interesse para a comunidade científica. o

Beneficiário
Comunidade acadêmica em geral com foco principal para os docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG.