CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS: DISSEMINANDO INFORMAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCENTES ENVOLVIDOS NO PROGRAMA "MINERAÇÃO PARA TODOS"

Apresentação
Segundo a carta de Ottawa de 1986, promoção de saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na sua melhoria de qualidade de vida e saúde. Para atingir um estado completo de bem estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar o meio em que vive (OPAS, 1986). O crescimento excessivo das populações de cães trás riscos de zoonoses, acidentes de trânsito, agressão e danos a propriedade. Existe também uma considerável poluição do meio ambiente, pois o volume de dejetos provê local de reprodução de moscas, alimento para roedores e fonte de contaminação para água e alimentos. No campus de Poços de Caldas, da UNIFAL-MG estamos passando por processos de abandono de animais e a comunidade precisa ser orientada quanto a esta ação.

Objetivos
Sensibilizar a população quanto aos problemas e riscos da presença de cães errantes no município e orientar a população a não abandonar os animais.

Justificativa
O ambiente urbano proporciona condições de sobrevivência aos animais errantes ao oferecer abrigos em terrenos baldios, casas abandonadas, pátios de estacionamento, água e alimentos em lixos e aterros sanitários. O município de Poços de Caldas registrou de abril a setembro de 2015 uma média de captura de 96 animais errantes que foram encaminhados ao CCZ e um índice de 49,5 animais ao mês que foram levados voluntariamente por seus proprietários para serem eutanasiados no CCZ. Estes dados demonstram a necessidade da implantação de um programa de educação sobre posse responsável de cães e gatos no município de Poços de Caldas.

Beneficiário
População de Poços de Caldas e comunidade da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas.