CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA COM ESTOMA INTESTINAL

Apresentação
A criação de uma “abertura” ou “boca” através da parede abdominal com a finalidade de desviar de forma temporária ou definitiva o trânsito normal da eliminação fezes é denominada estomia intestinal. A pessoa com estomia intestinal passa pela experiência da alteração da imagem corporal, necessita usar equipamento coletor de efluente (fezes), enfrenta grandes transtornos na vida pessoal e de relações. A equipe multiprofissional, em especial o enfermeiro desempenha importante papel na reabilitação e qualidade de vida dessa pessoa desenvolvendo ações no pré, pós-operatório, na alta hospitalar e no acompanhamento domiciliar. Nesse contexto, tanto o acadêmico quanto os profissionais de Enfermagem devem adquirir habilidades e competências para o cuidado dessa pessoa. O evento Cuidado de Enfermagem à pessoa com estoma intestinal tem como objetivo socializar o conhecimento acerca do cuidado de Enfermagem à pessoa com estomia intestinal.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O Instituto Nacional de Câncer estima 34.280 casos novos de câncer colorretal, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres. Na maioria dos casos é tratável e curável, se detectado precocemente (2016 - INCA). No entanto, muitas pessoas chegam ao serviço de emergência, em uma fase avançada da doença, cujo tratamento cirúrgico resulta na confecção de uma estomia. Frente ao diagnóstico, à alteração da imagem corporal, ao desvio do transito intestinal para o abdômen, à perda voluntária da eliminação de fezes e flatos e à necessidade de uso de equipamento coletor, tanto o paciente quanto o familiar necessitam de assistência de uma equipe multidisciplinar. A aceitação da nova condição dependerá da postura do profissional e é imprescindível que o acadêmico e os profissionais de Enfermagem adquirma competências para o cuidado dessas pessoas. Justifica-se a realização deste evento pelo fato de que a universidade deve exercer o seu papel social e desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento da adversidade e para o desenvolvimento de habilidades e competências técnico procedimentais, éticas e humanísticas no acadêmico e nos profissionais de Enfermagem no cuidado à pessoa com estomia intestinal.

Beneficiário
O evento será ministrado por docentes, discentes da graduação e da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas e profissionais de saúde da comunidade. Terá como público alvo acadêmicos e profissionais de Enfermagem interessados pelo cuidado à pessoa com estomia intestinal.