ATENDIMENTO A PACIENTES DESDENTADOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE TRATAMENTO

Apresentação
Esta prestação de serviços visa o atendimento a pacientes desdentados com necessidades especiais de tratamento. Os atendimentos serão direcionados a pacientes desdentados que não se enquadram na triagem da Clínica de Prótese Total Removível desta instituição, uma vez que neste clínica se executa o atendimento a pacientes que necessitam de próteses totais duplas, não sendo contemplados casos de próteses unitárias, imediatas, reembasamentos, consertos e outras modalidades de tratamentos que envolvam o paciente desdentado. Portanto esse atendimento visa alcançar uma resolução mais pontual e eficaz para estes casos que não são contemplados na triagem. O objetivo desta prestação de serviços é reabilitar estética e funcionalmente estes pacientes, reintegrando a sociedade.

Objetivos
Exame e diagnóstico da condição bucal do desdentado; . Avaliar as condições de higiene bucal e da prótese; . Orientar e motivar o paciente quanto a necessidade da continuidade dos procedimentos de higiene bucal e da prótese; . Propor ou encaminhar o paciente para o tratamento necessário; . Obtenção de dados referentes ao desempenho clínico das prótese e principais falhas encontradas.

Justificativa
As prótese totais removíveis representam uma aceitável e econômica modalidade de tratamento para pacientes sem dentição e devem ser recomendadas. Vale salientar que estudos longitudinais têm documentado que o tratamento com Prótese Totais Removíveis é considerado de alta efetividade. Alguns estudos mostram que, quando incorporado um programa de revisões periódicas de controle, instrução e motivação do paciente portador de PTR, é possível manter alto padrão de higiene oral por prolongado período de tempo e conforto, refletindo positivamente na ausência de dano ao rebordo alveolar e contribuindo positivamente para satisfação do paciente. Este trabalho foi iniciado no ano de 2015. Acreditamos que a proposta esta sendo bastante pertinente, pois não conseguimos suprir a demanda de pacientes. Por este motivo, estamos mantendo a mesma linha de tratamento e dobrando a carga horaria. Alem disto, estamos promovendo sistematicamente, através de instrução, distribuição de panfletos orientativos e palestras , informações acerca de cuidados com a saúde bucal e com as próteses.

Beneficiário
Pacientes desdentados totais que não se enquadram na triagem realizada pela disciplina de Prótese Total Removível.