VII CICLO DE PALESTRAS EM BIOTECNOLOGIA

Apresentação
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar o que pode levar dificuldade para os alunos conhecerem todas as áreas do conhecimento. Os alunos de biotecnologia, de acordo com a sua dinâmica curricular, podem atuar tanto em processos que envolvem a indústria alimentícia, agroindústria e tratamento de resíduos, quanto em pesquisas envolvendo saúde, biotecnologia ambiental, vegetal, animal e dentre muitas outras áreas. A proposta do evento é selecionar temas da área de biotecnologia pouco explorados nas dependências da UNIFAL-MG, porém de interesse de estudantes não só da biotecnologia, mas também de outros cursos, visto que a biotecnologia possui disciplinas em comum com quase todos os cursos relacionados às vertentes de biológicas e exatas.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O desenvolvimento de tecnologias na área biotecnológica promete inúmeros benefícios para a população e é bastante lucrativo para a economia. Utilizada com a finalidade de aperfeiçoar processos biológicos de interesses socioeconômicos, a biotecnologia é amplamente empregada nos setores industrial, ambiental, da agropecuária e da saúde, além de estar presente em nosso cotidiano, sendo então evidente a sua importância para a sociedade. Por esse motivo, o VII Ciclo de Palestras em Biotecnologia busca abordar diversas áreas da biotecnologia tais como fertilização e reprodução in vitro, fermentação e produção de cerveja, cultivo in vitro de plantas, dentre outras, evidenciando sua necessidade às nossas vidas. Logo, por se tratar de um campo interdisciplinar, o evento tem também como intuito trazer conhecimento para alunos, não só do curso de Bacharelado em Biotecnologia, como de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas, e para a comunidade também. Sendo assim, um maior conhecimento da Biotecnologia permite um melhor entendimento da criação de novos produtos e consequentemente, uma melhora na qualidade de vida, já que é um ramo com potencial e em ascensão, trazendo também uma maior perspectiva nas áreas de investigação e inovação tecnológica para essas diversas áreas.

Beneficiário
Discentes de todos os cursos da Universidade Federal de Alfenas; docentes interessados; funcionários da UNIFAL-MG e público externo.