CURSINHO SABERES (POÇOS DE CALDAS)

Apresentação
No Brasil, o acesso relativamente baixo de estudantes oriundos de camadas populares ou de escolas públicas às instituições de ensino públicas brasileiras tem despertado preocupações. Esse fenômeno resulta em, dentre outros problemas, prejuízo a ascensão sócio-econômica de pessoas oriundas de famílias de baixa renda, vagas ociosas em Universidade, falta de mão de obra qualificada e a precarização do trabalho. Criar mecanismos que subsidiem o melhor desempenho dos estudantes de escolas públicas e de camadas populares em exames de seleção para cursos superiores, pode contribuir muito para redução de desigualdade, a começar pela existente no sistema de seleção e ingresso, bem como valorizar aspectos de mérito ao acesso desses estudantes a cursos do ensino superior. O presente projeto visa viabilizar melhores condições de acesso ao ensino superior por meio de um curso preparatório para processos seletivos oferecido em parceria com o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

Objetivos
A presente ação conta como objetivo geral a promoção de melhores chances de ingresso no ensino superior de alunos oriundos de escolas públicas por meio de um Curso Preparatório para o ENEM. Dentre os objetivos específicos tem-se: a) Reduzir a desigualdade quanto ao acesso no ensino superior; b) Melhorar a base formativa de alunos oriundos de escolas públicas; c) Proporcionar uma relação mais próxima entre alunos e professores do ensino médio público e alunos e professores do campus da Unifal de Poços de Caldas; d) Promover a integração institucional entre o Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal e as escolas públicas de Poços de Caldas; e) Divulgar a Unifal como instituição de ensino superior pública; f) Propiciar aos discentes do Instituto de Ciência e Tecnologia o desenvolvimento de habilidades formativas por meio da ministração de aulas no cursinho bem como da gestão do projeto.

Justificativa
Duas políticas públicas recentes geraram melhores oportunidades para o ingresso em cursos em instituições de ensino superior públicas (IES) para pessoas oriundas de camadas de baixa renda. A primeira foi dada pelo aumento do número de vagas no ensino superior, em especial nas IES federais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A segunda foi a implantação do sistema de cotas. Entretanto, a despeito dessas políticas, o ensino superior ainda tem enfrentado diversos problemas no Brasil, dentre eles: desigualdade de acessos segundo as condições socioeconômicas; reduzida proporção de matriculados em relação ao total da população e quantidade significativa de vagas ociosas. Dois possíveis meios de enfrentar parte desses problemas partem da redução das desigualdades no processo formativo do ensino médio e da melhoria das possibilidades de concorrência pelas vagas do ensino superior, em especial o público. Nesse contexto, o oferecimento de um curso preparatório para o ENEM gratuito, que priorize interessados oriundos de escolas públicas e de ebaixa renda vem ao encontro daquelas medidas. Nesse contexto tem o projeto Cursinho Saberes de Poços de Caldas, preparatório para o ENEM.

Beneficiário
Interessados no acesso ao ensino superior, com ênfase em indiviuos de camadas de baixa renda e oriundos de escolas públicas.